Administração da Produção é o gerenciamento das atividades envolvidas na fabricação dos bens de uma empresa, no curto, médio e longo prazos, de forma a facilitar as operações do Marketing, da Logística, preservando a qualidade do produto e reduzindo os seus custos.
A Administração da Produção ou Administração de Operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de Gestão da Produção de bens e serviços.
A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
Cada vez mais, o assunto de Administração e Gestão Produção está aumentando a sua importância no contexto das empresas industriais, não somente por ser um assunto moderno e que toma importância em função das necessidades de maior qualidade e produtividade, mas também pela característica cada vez mais humana dos processos produtivos.
Mesmo com tecnologias mais e mais modernas, o fator humano ainda é o grande responsável pela evolução dos sistemas de produção.
E todas as técnicas, filosofias ou métodos de trabalho possuem uma base nas relações humanas.
Para melhorar a compreensão dessas relações humanas compartilhadas com as novas tecnologias de produção, é preciso entender a gestão da produção como um todo e buscando o entendimento das relações das pessoas com as ferramentas adequadas para a melhor formação de gestores de produção.
A área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos participantes como a administração da produção e operações (industriais ou de serviços) pode contribuir estrategicamente para tornar as empresas mais competitivas.
Apresentar as principais ferramentas e técnicas para a otimização de sistemas de produção.
Apresentar a estrutura de relações entre as várias sub-funções na área de produção, bem como a contribuição das mesmas para o desempenho total da empresa.
A Administração da Produção é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços.
A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:
- Estratégia de produção as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo;
- Projeto de produtos e serviços criação e melhora de produtos e serviços;
- Sistemas de produção arranjo físico e fluxos produtivos;
- Arranjos produtivos – produção artesanal, produção em massa e produção enxuta;
- Ergonomia;
- Estudo de tempos e movimentos;
- Planejamento da produção – planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento;
- Planejamento e controle de projetos.
Chamamos genericamente Sistemas de Administração de Produção os sistemas de informação para apoio à tomada de decisões, táticas e operacionais, referentes às seguintes questões logísticas básicas:
- Que produzir e comprar;
- Quanto produzir e comprar;
- Quando produzir e comprar;
- Com que recursos produzir.
Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização:
A necessidade de planejar necessidades futuras de capacidade deve-se a uma característica fundamental dos processos decisórios que envolvem obtenção de recursos pois é através deles que obteremos os resultados, o tempo que necessariamente tem de decorrer entre o momento da tomada de decisão e o momento em que os efeitos da decisão passam a fazer sentido.
Não é só necessário planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva, mas sim também levando em conta vários horizontes futuros a médio e longo prazo, é importante enxergar as necessidades futuras com um longo horizonte de antecedência e se precaver das instabilidades dos mercados.
Planejar os materiais comprados:
É necessário fazer uma programação coerente para que os materiais comprados não cheguem nem antes nem depois, nem em quantidades maiores ou menores do que aquelas necessárias ao atendimento da demanda e a cadeia produtiva.
Isto para não causar interrupções prejudiciais ao atingimento do nível pretendido de estoques e de utilização dos recursos produtivos desnecessário, por outro lado, para que a organização não arque com os custos operacionais de manutenção de estoques, os custos de obsolescência, entre outros.
Planejar os níveis de adequados de estoques de matérias-primas, semiacabados e produtos finais nos pontos certos:
Hoje entendemos, que através de outras empresas, os estoques devem ser reduzidos sim, ou planejar os níveis mínimos necessários a atender às necessidades estratégicas de cada organização, mas é geralmente aceito também que em muitas situações esses níveis não são “estoque zero”, podendo comprometer suas necessidades estratégica, fragilizando-se e tornando-se possível ao ataques dos seus concorrentes mais precavidos, como por exemplo, se chegar um pedido que não é esperado e a capacidade produtiva da organização demore tempo para suprir essa necessidade, o cliente procura uma outra empresa que atenda a sua necessidade o mais rápido possível.
A gestão desses níveis de estoques faz parte e é uma das atribuições dos sistemas de administração da produção e está longe de ser atividade trivial na maioria dos sistemas produtivos.
Podemos definir que Administração da Produção, é toda atividade desenvolvida pela empresa visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo, se inter-relacionando de forma muito complexa.
Essas atividades, na tentativa de transformar insumos, como matérias-primas, em produtos e/ou serviços, consomem recursos e nem sempre agregam valor ao produto final.
Esse é o objetivo da Administração da Produção, desenvolver uma gestão eficaz para essas atividades, tendo dentro dessa área de atuação, diretores, gerentes, supervisores e/ou colaborador da empresa.
Administração da Produção em pequenas e médias empresas:
A Administração da Produção, envolve todos e os mesmos conjuntos de atividades para qualquer tamanho de organização.
Entretanto, podemos observar na prática, administrar a produção em organização de pequeno e médio porte possui seu próprio conjunto e diferentes tipos de problemas, e empresa de porte grande, podem ter os recursos para destinar profissionais a desempenhar funções organizacionais específicas, (cada um na sua área), o que geralmente não ocorrem com empresas menores pois eleva os custos operacionais e encargos salariais.
Isto significa que as pessoas podem ter que executar diferentes trabalhos, conforme a necessidade da organização e os aparecimentos de atividades no dia.
Essa estrutura informal permite à empresa reagir mais prontamente conforme surgem as oportunidades ou problemas.
O processo decisório, podem ficar confuso à medida que as funções se justapõem. Empresas pequenas e médias, podem ter exatamente as mesmas questões de administração da produção que as empresas.
Considerações Finais:
Complementando a visão, de uma forma geral a Administração da Produção é um assunto prático, visa e trata os problemas das empresas de uma forma real, envolve gerente de operações que organizam e gerenciam sua produção, facilitando todo e qualquer fluxo de informações, transformando bens e insumos em produto acabado ou serviços de forma eficaz, satisfazendo seus clientes e consumidores.
Hoje, tem-se consciência de que a Administração da Produção é uma das mais importantes especializações da Administração, pois tudo o que se produz precisa ser administrado e se não for bem administrado, fracassará.
Com base em todas as considerações, propõe-se o seguinte conceito:
Administração da Produção são as estratégias e os sistemas de planejamento, organização, direção e controle, utilizados pelo administrador para atingir o objetivo principal da empresa, que é produzir produtos ou executar serviços com inovação, tecnologia, qualidade, baixo custo e máxima rentabilidade visando proporcionar competitividade ao empreendedor e que possam garantir a satisfação completa dos clientes.