Na Natureza existem, actualmente, 4 tipos de forças essenciais e que regem toda a física do mundo que conhecemos, no entanto, todas elas têm as suas próprias leis e actuam segundo determinadas condições.
Estas forças podem ser caracterizadas segundo a sua intensidade e também pela distância a que actuam, sendo assim temos o esquema seguinte que ilustra isso mesmo.
- Gravitacional
Intensidade:
Alcance: Infinito
Mediador: Possivelmente o gravitão - Nuclear Fraca
Intensidade:
Alcance:
Mediador: - Electromagnética
Intensidade:
Alcance: Infinito
Mediador: Fotão - Nuclear Forte
Intensidade:
Alcance:
Mediador: Gluão
A intensidade traduz a força relativa entre dois protões no núcleo que estão a interactuar.
No entanto, ainda são feitos esforços para tentar unificar estas quatro forças numa só, pois pretende-se explicar todos os fenómenos com base em uma única explicação (a actuação de um mesmo tipo de força). A mais recente fusão de dois tipos de forças levou à criação da força electromagnética que como o próprio nome indica, resultou da fusão da força eléctrica e magnética aquando da descoberta dos fenómenos associados à indução de campos eléctricos por campos magnéticos e reciprocamente.
Assim sendo temos forças que têm um alcance infinito (exemplo da força gravítica e electromagnética) e algumas que actuam essencialmente ao nível nuclear (forças fraca e forte).