- Perda de memória para informações recentes: a pessoa frequentemente esquece onde deixou objetos; repete a mesma pergunta ou história varias vezes; tem dificuldades para aprender coisas novas.
- Coloca objetos em lugares inadequados: as chaves dentro da geladeira, alimento na gaveta de roupas, relógio de pulso no açucareiro.
- Perda da habilidade para realizar tarefas que antes fazia com facilidade como: cozinhar, fazer reparos, jogar cartas, lidar com o dinheiro, utilizar equipamentos domésticos, fazer compras.
- Descuida-se da aparência e higiene pessoal: perda do interesse em se arrumar, usar vários dias a mesma roupa, não tomar banho na frequência que fazia antes.
- Apresenta súbitas mudanças de humor, podendo passar em curto espaço de tempo, do riso ao choro, da tranquilidade à agitação, sem um motivo aparente que as justifique.
- Demonstra alterações graves de personalidade: a pessoa pode passar a ser desconfiada, agressiva, amedrontada ou apática.
- Apresenta comportamentos estranhos como: tirar comida da boca e jogar embaixo da mesa, preparar grande quantidade de refeição para poucas pessoas.
- Perda de noção de tempo e lugar: desorientação quanto ao dia, mês e ano e dificuldades para encontrar o caminho de volta para casa quando sai por lugares desconhecidos.
- Problemas com a linguagem: vocabulário empobrecido, dificuldades para encontrar palavras. Faz substituição de palavras por outras bem simples ou inadequadas. Tem dificuldades em acompanhar uma conversa.
- Falta de pensamento abstrato: incapacidade para resolver problemas, planejar suas ações, calcular as finanças e seguir instruções.
- Faz julgamentos equivocados e toma decisões erradas: desconfia que estejam lhe roubando objetos, que o cônjuge trai, veste-se inadequadamente com o clima ou ocasião (está muito calor e a pessoa coloca muita roupa ou sai para ir ao açougue, vestida com traje de festa).