ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA COM CONTRIBUIÇÃO DA FAMILIA

A orientação sexual é um assunto que deve ser discutido, debatido e incluído no currículo escolar e na família, porém é um tema que infelizmente é deturpado por certos pais e também pelos jovens. Para muitos, a palavra ¨sexual ¨, significa somente o sexo, orgasmo, masturbação etc.

Hoje o assunto orientação sexual, está na mídia. Através da televisão, há esclarecimento tanto para pais, professores e filhos, porém poucos dão atenção a um assunto tão polêmico e difícil de dialogar. Os pais sempre acham que seus filhos são pequenos demais para falar sobre o assunto.

A sexualidade é a expressão do desejo, da escolha, do amor e da comunicação com o mundo e com os outros. Por isso, na adolescência a sexualidade se abre para a dimensão do sexo propriamente dito.

A conotação do sexo para adolescentes é a do belo, do afeto e do amor. Entretanto, suas preocupações maiores, que percebemos em ordem decrescente, seriam: temor do desempenho, ausência do prazer, gravidez não desejada e doenças sexualmente transmissíveis.

A escola e a família cumprem importantes papeis na educação na sexualidade dos jovens. As maiorias das instituições, erroneamente, pensa que é possível e desejável controlarem a sexualidade de adolescentes. Em questão de sexualidade e vida, somos eternos aprendizes.

 

1.1 SITUAÇÃO PROBLEMA

Diante da grande dúvida que envolve o assunto, que quase sempre são esclarecidos de forma errônea, faz-se necessário destacar a problemática, considerando que o professor do 8º ano do Ensino Fundamental, também tem a responsabilidade junto a escola, na tentativa de auxiliar e esclarecer o assunto sexo, que ainda é recheado de muitos tabus. Questiona-se:

– Por meio da TV o excesso ao apelo erótico, aliado a violência que a mesma vincula, pode levar a problemas futuros na sexualidade como indiferença ao estupro e a violência em geral, reforço da iniciação sexual precoce dos jovens que se encontram em fase de descoberta  de seu próprio corpo, desse modo uma boa orientação por parte da escola e da família, é indispensável para que o adolescente não seja tomado por sentimento como insegurança e timidez, que influenciarão a sua vida futura.

1.2 QUESTÕES NORTEADORAS

Sobre os problemas que envolvem a Educação e orientação sexual na escola questiona-se:

     Qual a importância da orientação sexual no ambiente escolar?

     Como abordar o tema de forma que venha contribuir e sensibilizar os jovens dos riscos no ato sexual?

     Qual a perspectiva dos alunos em relação ao tema orientação sexual?

     Como está capacitação de professores para esse tema orientação sexual?

     Como informar os pais a recebem orientação, e como trabalhar com seus filhos a orientação sexual?

1.3 JUSTIFICATIVA

Estudos mostram que cerca de 40% dos jovens tiveram a primeira relação sexual sem nunca ter falado sobre o tema com os pais. (REVISTA ISTO É Comportamento, 2009)

Diante desse contexto, acredita-se que sendo a sexualidade um componente imprescindível para a formação humana, principalmente no que concerne às identidades do individuo, sobretudo, as expressões positivas do desenvolvimento como contribuintes para o bem estar pessoal e social, focamos a escola como local propicio e adequado para o desenvolvimento de ações educativas, no que concerne a aplicação de projetos sistemáticos que abordem a presente temática de forma continuada, norteados por vários autores, pelos PCN’s e temas transversais.

Fazendo uma análise da temática, observou-se que a escola pode ter papel importante sobre o assunto, canalizando essa fase juvenil, para produzir conhecimento, respeito a si mesmo, ao outro e a coletividade. Trabalhando para promover a educação sexual, contribuindo para a prevenção de problemas graves como abuso sexual, a gravidez indesejada e a contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Neste momento, deve-se lembrar de que a prática de educação e orientação sexual, é também de competência da família e de profissionais da saúde, sendo que este último, deverá promover a saúde visando facilitar a evolução de resultados positivos,

Compreende-se que a sexualidade humana é uma construção histórica, cultural e social, e que se transforma conforme mudam as relações sociais, entretanto [… em nossa sociedade, a sexualidade foi histórica e culturalmente limitada em suas possibilidades de vivencia, devido a tabus, mitos, preconceitos e relação de poder.] (REVISTA ISTO É Comportamento, 2009), o que fortalece que a sexualidade humana é parte integrante da responsabilidade de cada um.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Geral:

Através da orientação escolar, sensibilizar o jovem da importância da descoberta de sua sexualidade, não apenas como fonte de prazer e desejos, mas seus sentimentos, necessidades, afetos e como lidar com eles, bem como o respeito às diferenças.

1.4.2 Específicos

          Investigar qual a importância da orientação sexual no ambiente escolar.

          Pesquisar como abordar o tema, de forma que venha contribuir e sensibilizar os jovens dos riscos no ato sexual.

          Identificar qual a perspectiva dos alunos em relação ao tema Orientação Sexual.

          Questionar porque não há capacitação de professores para esse tema Orientação Sexual.

          Pesquisar se os pais recebem orientação de como trabalhar seus filhos com relação a orientração sexual.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O tema terá o embasamento de autores voltados ao tema Orientação Sexual na escola, consultas à internet, temas transversais de artigos, PCN’s, revistas.

3 METODOLOGIA

3.1 Tipo de estudo:

O estudo será feito nos conceitos bibliográficos de autores voltados à temática e de abordagens qualitativas e quantitativas.

3.2 Local:

Escola Estadual de Ensino Fundamental  “Dr. Ulysses Guimarães”

3.3 Sujeitos da pesquisa

Corpo técnico pedagógico, professores pais, alunos e comunidade.

3.4 Técnicas/ Instrumentos

Para a complementação da pesquisa, será aplicado um questionário aos estudantes, com questões objetivas e discursivas, bem como folders que conterão informações relevantes sobre a temática.

4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADES SEMESTRE
5º SEMESTRE 6º SEMESTRE
Elaboração do projeto de pesquisa, orientações gerais sobre o TCC.
Estudos preliminares da bibliografia e elaboração das Considerações Iniciais e Capítulo I.
Aplicação do questionário e elaboração do Capítulo II.
Elaboração da Proposta de Intervenção e Considerações Finais.
Revisão Ortográfica
Entrega da versão final
Elaboração de slides
Entrega e defesa do  TCC

Autor: Eliana Alves   ano 2011

REFERÊNCIAS

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CATONÉ, Jean – Pliapple – A sexualidade ontem e hoje. Ed. Cortez São Paulo. Vol.4

CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual, essa nossa (desconhecida), 8ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1984.

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LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado: Pedagogia da sexualidade. Petrópolis: Vozes, 1997.

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SOUZA, Hália Pauliv de. Orientação sexual: Conscientização, necessidade e realidade. Curitiba: Juruá, 1999.

 

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TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias acadêmica da ciência e da pesquisa, 3ª ed: Belém. Grapel, 2001.

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