Marketing Olfativo é uma ferramenta ainda pouco explorada no Brasil, e consiste no uso do sentido do olfato para otimizar as vendas. A Airomas, empresa especializada no assunto, chegou no ramo para suprir essa necessidade.
“Apesar de haver muitas lojas com aromatização em São Paulo, principal metrópole do país, poucas fazem o uso do Marketing Olfativo”, comenta Eliana Machado, diretora comercial da Airomas. Ter um aroma no ambiente é um diferencial, mas sem estratégia não funciona, e isso costuma confundir a cabeça do público diante desta ferramenta.
A Airomas possui uma tecnologia exclusiva, moderna e segura para dispersão das fragrâncias. Os equipamentos oferecidos pela empresa garantem uma distribuição homogênea, estável e rápida em todo ambiente.
“É muito comum ver aromatizador de ambiente automático em banheiros, isso reflete na qualidade do ambiente, mas é preciso pensar em uma estratégia para atingir o público”, diz Luciana Nassif, especialista da Airomas no desenvolvimento de fragrâncias.
A aromatização pode amenizar odores ruins, melhora o clima, mas quando se fala em “melhora de resultados”, em “vender mais”, é preciso pensar, desde onde será a dispersão do aroma até seu perfil olfativo. “A aromatização de ambiente nada mais é, que o meio para praticar as ações de Marketing Olfativo”, diz Luciana.
Veja os principais critérios para se ter sucesso em um projeto de Marketing Olfativo:
- O aroma tem mais chances de ser aceito e de ser registrado de forma positiva na mente do consumidor, quando está associado a decoração, isso quer dizer que o perfume tem que ter suas notas de acordo com as cores e o conceito do ambiente;
- O desenvolvimento da fragrância deve ser feito por um especialista, que tenha know-how para identificar os principais critérios de sucesso e trabalhar com o perfil olfativo e a composição química do perfume, o especialista é responsável por grande parte da estratégia da ação;
- A aromatização do ambiente tem que ter qualidade e deve ser praticada de forma profissional, de forma planejada, por equipamento eletrônico, capaz de gerar boa dispersão, de forma rápida e uniforme.
Assim como é comum encontrar ambientes aromatizados sem estratégia ou planejamento, consequentemente é comum encontrar alguns métodos aplicados de forma inadequada. “Podemos citar como exemplo, o difusor de varetas, velas perfumadas e sprays, que são indicados para espaços pequenos, domésticos, não são recomendados para áreas comerciais”, diz Luciana.
A tecnologia deve ser usada para otimizar todo e qualquer processo, é necessário a busca de uma empresa especializada no assunto e que invista em tecnologia.