O que é Marketing Viral

 

Marketing viral, as vezes também chamado de publicidade viral, é aquele tipo de marketing que explora o potencial que a internet oferece de fazer com que algo se espelhe e atinja um grande público de forma rápida e exponencial, especialmente devido as redes sociais. Assim como uma epidemia que se espalha graças a contaminação de um vírus, esse tipo de marketing, por analogia, funciona da mesma forma, e por isso é chamado de viral.

O nome também tem relação aos chamados vírus de computador que se espalham e contaminam PCs. Contudo, a ideia aqui é contaminar um cliente com uma emoção, um desejo, afim de divulgar uma ideia ou produto tornando-os aceitos e interessantes ao público afim especialmente de alavancar vendas.

O marketing viral é feito transmitindo-se primeiramente a mensagem, vídeo, texto, o que for a poucos usuários, esses por sua vez ao se identificarem ou se divertirem com o conteúdo retransmitem a outros usuários, que por sua vez repetem o processo, que pode ficar contido em determinado nicho ou público ou pode se espalhar de forma espantosa. Algumas campanhas de alguns países, agradam tanto o público que conseguem obter alcance mundial. Esse é o potencial do efeito viral.

O marketing viral, começa explorando os e-mails, primeira forma de comunicação a se popularizar na internet, mas com o advento das redes sociais, especialmente Twiter e Facebook o marketing digital ganha força, tornando-se hoje essencial para uma empresa se manter competitiva no mercado. E com a modernização e super popularização dos aparelhos celulares, smartphones e tablets o marketing viral tornou-se imprescindível também nesse tipo de plataforma de comunicação.

Além das redes sociais o marketing viral também se concentra em campanhas focadas em sites e blogs, afim de a partir desses criar conteúdos interessantes que despertem o interesse do público que por sua vez passa a compartilha-lo em suas redes sociais criando o efeito viral. Da mesma forma, o Youtube é usado nesse mesmo sentido, onde agências buscam criar vídeos curiosos e divertidos, para a promoção de empresas o que muitas vezes resultam em campanhas tão bem sucedidas com peças publicitárias que se espalham tanto pelas redes sociais que nenhum usuário comum de internet fica sem saber do que se trata.

O marketing viral descende do chamado boca a boca ou buzz marketing, que funcionava bem antes do advento da internet e da telefonia móvel. Porém hoje o boca a boca é uma das ferramentas ou efeitos do marketing viral. Um vídeo ou imagem as vezes começa a ser compartilhada de forma viral e através do boca a boca muitas pessoas tomam ciência dessa novidade que por sua vez ao entrarem em contato com a campanha na internet a replicam nas redes sociais e assim por diante.

A eficiência de uma boa campanha de marketing viral hoje é inegável, e sua utilização tem sido adotada não só por empresas, mas partidos políticos ou mesmo facções terroristas, como o Estado Islâmico, tem usado essa ferramenta para popularizar seus ideais.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados