Há exatamente 20 anos, no dia 12 de novembro de 1993, na McNichols Sports Arena em Denver, EUA, oito homens disputaram a primeira edição do que se tornaria o maior evento de artes marciais do mundo: o Ultimate Fighting Championship, atualmente conhecido como UFC. O torneio que colocava representantes de diferentes disciplinas de lutas um contra o outro eventualmente se transformou numa competição entre atletas treinados em todos os aspectos do combate, mas, no início, era tido como uma loucura, algo selvagem e perigoso, que despertou a curiosidade do público por sua originalidade e fator inusitado.
O que poucos sabem, porém, é que o primeiro UFC quase aconteceu no Rio de Janeiro, ou que o evento teve consultoria de astros do cinema, como Arnold Schwarzenegger e Jean-Claude Van Damme. Também são poucos que sabem que a semelhança com o popular jogo de videogame “Mortal Kombat” foi um fator decisivo para que o torneio fosse transmitido na TV, ou que o filme “Conan, o Bárbaro”, serviu de inspiração para a criação do octógono, marca registrada do Ultimate e sua única constante em todas as fases da companhia.
Essas e outras histórias dos bastidores do primeiro UFC, você confere no especial produzido pelo Combate.com, através de entrevistas com os criadores do evento – Royce Gracie, Art Davie, Campbell McLaren e Bob Meyrowitz – alguns dos principais lutadores que participaram do torneio – Royce Gracie, Gerard Gordeau, Ken Shamrock e Teila Tuli – o árbitro João Alberto Barreto, que arbitrou metade dos combates da noite, e o jornalista Jose Fraguas, que cobriu o campeonato in loco. E às 17h (horário de Brasília), o site também exibe o documentário “20 anos em 20 minutos: UFC 1”, com os depoimentos em vídeo dos personagens deste evento.