História do Arsenal

 

Após o início do campeonato inglês, preparei uma série de textos para falar da história de todos os times da Premier League. Para começar, vou falar um pouco sobre a história do grande Arsenal.

Arsenal Football Club, é um dos times mais populares do mundo. Fundado em 1886, com Woolwich, por causa do bairro londrino onde foi fundado. Porém em 1913, o time mudou-se para o norte da capital inglesa e passou a jogar em Highbury, com nome de Arsenal.

Tem 13 títulos do campeonato inglês, 12 títulos da Copa da Inglaterra (o maior campeão da história), 2 títulos da Copa da Liga inglesa, 14 Supercopas da Inglaterra, 1 Taça das Cidades com Feiras e 1 Recopa Europeia.

Viveu desde a sua fundação até a década de 1930, como uma equipe periférica e sem muito brilho; isso até a chegada do técnico Herbert Chapman em 1925, quando ele começou a mudar o status da equipe do norte de Londres para se tornar um grande. Em 1930, veio o primeiro título da equipe, a Copa da Inglaterra, vencendo o título sobre o Huddersfield Town.

Entre 1933 e 1935, o Arsenal foi tri-campeão inglês, só que no meio de 1934 o técnico da equipe Chapman, morreu, antes da conquista do tri.

Em 1936, George Allisson, assume como o novo técnico da equipe londrina, conseguindo 2 títulos da Copa da Inglaterra (1936 e 1938), nessa época o Arsenal contava com uma verdadeira constelação, tendo vários craques do futebol inglês na década.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Arsenal começou a virar um gigante, conquistando por duas vezes o campeonato inglês e mais um título da Copa da Inglaterra, isso tudo sob a batuta da Tom  Whitaker.

Após passar a década de 1960 sem conquistar títulos, sendo esta considerada a década perdida da história gloriosa dos Gunners. Em 1970, veio o primeiro título internacional: a Taça das Cidades com Feiras (um título muito importante na época). Na temporada seguinte o Arsenal vence mais uma vez a Copa da Inglaterra. A conquista veio sobre o Manchester United, o time de Manchester, vencia o jogo por 2X0 até os 40 minutos da etapa final, quando, nos cinco derradeiros minutos o time londrino empatou a partida e o jogo foi para a prorrogação e logo no início do tempo extra o time londrino fez o gol e garantiu mais um caneco para sua coleção; esta final épica, é conhecida como “a final dos cinco minutos”.

Com o passar dos anos, os Gunners, foram enchendo ainda mais sua sala de troféus, com campeonatos ingleses e Copas da Inglaterra, porém em 1993, o Arsenal teve um ano memorável; vencendo a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa e Recopa Europeia. Aqui cabe um adendo, o Arsenal foi o primeiro time a ganhar a Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa na mesma temporada.

Se nacionalmente, os Gunners são gigantes, internacionalmente a história muda; o time londrino venceu apenas a Recopa europeia e a Taça das Cidades com Feiras. E foi derrotado em outras três finais de competições europeias, perdeu a Recopa Europeia para o Valencia, em 1980; em 2000, perdeu a Copa da UEFA (atual Liga Europa), para o Galatsaray; Em 2006 perdeu a Champions League para o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

Depois de conquistar mais alguns títulos no passar do tempo. Veio o  ínicio do século XXI,  e o Arsenal, liderado por Arsene Wenger, conquistou feitos praticamente impossíveis. Em 2002, o time conquistou os três títulos mais importantes da Inglaterra (Campeonato inglês, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa), repetindo o feito de 1998.

Na temporada 2003/2004, o Arsenal alcançou um feito histórico; venceu o Campeonato inglês de forma invicta, e mais de 350 mil torcedores , foram às ruas de Londres para comemorar, repercutindo na imprensa mundial.

Depois dessas glórias, os Gunners, enfrentaram 9 anos sem títulos; porém esse jejum foi quebrado, em 2014, com a conquista da Copa da Inglaterra, sobre o modesto Hull City.

Mas se engana quem pensa que o maior rival do Arsenal é o Chelsea. Na realidade, historicamente o arquirrival dos Gunners é o Tottenham, já que são do mesmo bairro e tem estádios próximos. O primeiro confronto entre as equipes foi em 1887.

Em 2007, o Arsenal parou de jogar em Highbury e mudou-se para o moderníssimo Emirates Stadium, que além de moderno e confortável é um dos maiores estádios da Inglaterra.

Em sua gloriosa história, já passaram pelo gigante inglês, muitos craques do futebol mundial, como: Graham Rix, Joe Hulme, David Seaman, Sol Campbell, Davor Suker, David O’Leary, Patrick Vieira, Dennis Bergkamp, Frederik Ljungberg, entre outros grandes jogadores. Porém o maior ídolo da história do Arsenal é o francês Thierry Henry, que venceu duas vezes o Campeonato inglês, três vezes a Copa da Inglaterra e duas vezes a Supercopa da Inglaterra; além de ter levado a equipe para a final da Champions League na temporada 2005/2006, como se não bastasse tudo isso, o francês ainda é o maior artilheiro da história dos Gunners, foram 376 jogos e 229 gols, levando os torcedores à loucura.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados