Dia 15 de fevereiro é lembrado como o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância – “International Childhood Cancer Day”, uma comemoração instituída em Luxemburgo em 2001 e promovida pela ICCCPO (International Confederation of Childhood Cancer Parent Organisations ou Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer).
A ideia é promover a conscientização global e o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos, cerca de 11 mil crianças e adolescentes de um a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil. Atualmente, a doença é a causa ocupa a primeira posição das mortes de pessoas nessa faixa etária.
Importância dos exames de imagem
O diagnóstico precoce pode ser a chave para reverter esse quadro e, nisso, a área de diagnóstico por imagem representa papel fundamental.
Graças às pesquisas constantes e a inovação tecnológica, os exames de imagem são os maiores aliados na prevenção, detecção precoce e precisa, e tratamento dos diferentes tipos de câncer.
Durante o período em que o paciente está fazendo a quimioterapia, por exemplo, sabemos que os exames são indicados durante o processo, para poder melhor avaliar a resposta ao tratamento com os medicamentos quimioterápicos. Entre esses exames, um dos que mais se destacam é o PET-CT – a tomografia por emissão de pósitrons, com a capacidade de medir as lesões, demonstrando a presença de alterações funcionais e permitindo, assim, o diagnóstico precoce do câncer para um tratamento mais eficaz e assertivo.
Por isso, neste dia para promoção da conscientização global e o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, também queremos dar os nossos parabéns aos profissionais da área de diagnóstico por imagem por todo esforço e dedicação à causa.