dia 2 de julho, comemora-se o Dia do Bombeiro Brasileiro, profissional que faz parte de uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi criada no país por meio do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A escolha do dia é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e comandado pelo major João Batista de Morais Antas.
Os bombeiros são considerados heróis brasileiros que arriscam suas vidas para proteger a população, as cidades e as florestas do risco de incêndios. Além disso, também ajudam a socorrer animais e pessoas em perigo, como é o caso de afogamentos e traumas provocados por acidentes. Eles desenvolvem diversos projetos sociais e educativos, para tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.
As guarnições do Corpo de Bombeiros são várias em diferentes pontos das cidades e estão sempre prontas para socorrer as pessoas. Os bombeiros atuam em várias situações, como, por exemplo, em resgates após acidentes, colisão de veículos e atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, entre outras. O bombeiro também é essencial nas praias atuando como salva-vidas e em obras, onde realizam vistorias. Monitorar e auxiliar na derrubada legal de árvores também é uma função do profissional do Corpo de Bombeiros.
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Antes de tal documento, o badalar dos sinos indicava que homens, mulheres e crianças tinham que ficar em fila e, do poço mais próximo, passar baldes de mão em mão até que estes chegassem ao local do incêndio para apagá-lo, uma forma bem arriscada que podia causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas que ajudavam na tarefa de conter o fogo.
Hoje em dia os bombeiros devem ser acionados pelo telefone 193, um número que atende municípios de todo o Brasil e tem ligação gratuita. Ressaltando que o 193 deve ser preservado de trotes e brincadeiras, pois atitudes desse tipo podem atrapalhar no salvamento de vidas.