Estamos renovando o layout do escritório e no sábado aproveitei o espírito de organização para dar uma organizada nas minhas gavetas e armários. Foram 2 sacos de lixo grandes embora!
Não sou um grande fã de organização, mas a sensação de chegar hoje para trabalhar e ver um monte de espaço vazio nas gavetas é fantástica.
Para organizar eu sigo o seguinte processo:
1 – Taxonomia na mão – Eu tenho um mapa da minha organização pessoal e profissional, que ajuda a planejar, hierarquizar e guardar minha papelada, arquivos e dados lógicos no lugar certo. Se quiser saber mais sobre o princípio da taxonomia, baixe aqui o e-book.
2 – Um local por vez – Organizar é algo que cansa e me deixa enjoado, por isso para evitar deixar aquela zona depois de abrir e jogar tudo para fora, eu vou local por local. No meu caso aqui eu peguei pasta por pasta em cada gaveta.
3 – LIXO! – Eu não tenho muito dó com papel não, se não vou usar é lixo direto. Eu posso arquivar bastante coisa, mas nesse momento de limpeza é a hora de jogar fora o que não terá mais utilidade.
4 – Pastas & Sacos Plásticos – Se você estiver organizando pela primeira vez essas ferramentas são essenciais, junto com uma caneta piloto ou etiquetadora para marcar o nome da pasta. No meu caso, só precisei mesmo jogar fora papelada ou pastas inteiras.
5 – Crie seu Index – Tem muita coisa que eu guardei e se não tivesse um “índice” eu nunca mais vou lembrar que está ali, por isso o que era realmente importante, eu crio no NEOTRIAD uma nova informação para ser pesquisável depois.