Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, o Dia da Infância não tem relação nenhuma com o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Esta data foi criada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com a finalidade de promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças de todo o mundo.
A Declaração Universal dos Direitos das Crianças diz que toda a criança tem direito a alimentação, educação, lazer, liberdade, um ambiente familiar e saúde adequados. Elas também devem ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência.
A data de 24 de agosto é um convite a toda sociedade para colocar a infância como prioridade.
TestedoPezinho
Um dos muitos exames que é feito logo ao nascer, o teste do pezinho é de extrema importância para a saúde da criança. Ele ajuda a diagnosticar várias doenças que podem prejudicar o desenvolvimento da coordenação motora e do sistema nervoso do bebê antes que os sintomas apareçam.
O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o exame.
Realizar o teste do pezinho é um ato de amor e carinho a todas as crianças. As doenças que podem ser evitadas ao serem diagnosticadas de maneira precoce prejudicam a qualidade de vida e a infância das crianças.
Em sua versão básica e obrigatória, ele permite diagnosticar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia e outras doenças que afetam o sangue. Em suas versões mais completas é possível diagnosticar mais de 30 doenças através do exame, desde problemas genéticos e metabólicos, até doenças infecciosas, como a toxoplasmose.