Agricultura de Precisão é modelo de conservação ambiental com produção agrícola
A utilização da agricultura de precisão otimiza recursos e confere ao produtor ganho de produtividade com preservação ambiental. Por essa razão, essa tecnologia foi levada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar – e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – à Rio+20. Depois disso, as entidades se uniram para promover no País esse modelo de produção. Entre os 10 municípios brasileiros selecionados para esse seminário, Maracaju será a única cidade de Mato Grosso do Sul a receber o evento.
Conservação Ambiental
Conservação ambiental é o polo complementar de preservação ambiental. Enquanto esta desenvolve ações preventivas visando a não afetação degenerativa do meio ambiente (ou da natureza), aquela ocupa-se com ações corretivas e de manutenção da integridade, da feição e do bem-estar do mesmo meio ambiente.
O preservacionismo, aborda a proteção da natureza independentemente de seu valor econômico e/ou utilitário, apontando o homem como o causador da quebra desse “equilíbrio”. De caráter explicitamente protetor, propõe a criação de santuários, intocáveis, sem sofrer interferências relativas aos avanços do progresso e sua consequente degradação. Em outras palavras, “tocar”, “explorar”, “consumir” e, muitas vezes, até “pesquisar”, tornão-se, então, atitudes que ferem tais princípios. De posição considerada mais radical, esse movimento foi responsável pela criação de parques nacionais, como o Parque Nacional de Yellowstone, em 1872, nos Estados Unidos.