Variantes linguisticas

4 CONCLUSÃO……………………………………………………………………………………………..7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem apresentar o conceito das Variantes linguísticas e de um texto técnico e em seguida fazer uma comparação dos mesmos com a variante regional.

1 variante linguística

Assim, é importante definir que as variantes linguísticas é o modo a qual a língua se diferencia; de acordo com o contexto sócio cultural, histórico e regional; onde os falantes dessa língua se manifesta verbalmente. As principais variações são: Variante regional – cada região do país tem as suas características; Variação sexual – homens e mulheres se comunicam diferente; variação de faixa etária – jovens, adultos e crianças falam diferente; Variação de escolaridade – pessoas estudadas e pessoas não estudadas também falam diferentes; variação social – consiste que em cada situação que nos encontramos temos uma forma de falar, na escola, na igreja em um bar e etc.

1 Variante regional

Porsorteio foi escolhido ao grupo à variação regional. Segundo Strecker (2000, p.18) as variantes regionais referem – se ás diferenças apresentadas pelo modo de expressão local. Pode ocorrer no vocabulário quanto na sintaxe.

2 texto tecnico, administrativo ou cientifico

O texto técnico é mais relativo as profissões, fundamental na área empresarial, são representados por circulares, memorando, atas entre outras.

O texto técnico foi escolhido de forma aleatória; o modelo a ser utilizado foi a ATA.

1 Ata

Uma Ata tem por finalidade documentar qualquer evento de uma instituição; constitui – se de formalidades, é uma redação técnica obedecendo algumas regras para se tornar materializada. Segue abaixo exemplo de uma ata.

Caruaru, 10 de Abril de 2012.

apresentação dos resultados

Conforme orientado pelo professor Marcelo Silveira, foi solicitado que o texto técnico fosse traduzido na linguagem regional. Segue abaixo:

VARIANTES LINGUÍSTICAS
Variante Regional

Trabalho de Variantes Linguísticas apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Comunicação e linguagem.

Orientador: Marcelo Silveira

Linhares

Sistema de Ensino Presencial Conectado
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Ata Da Reunião Da Associação De Moradores Para Organização Da Festa De São João.

No dia dezenove de abril de 2012, a sete horas da noite, na Rua das Acácias, de nº385 – Caruaru – PE, juntou-se os Cumpadres todo da Associação de Moradores, tando aqui todo mundo, que vai assinar. Na presidência do Cumpadre Severino Da Silva, que chamou eu, Sebastiana de Oliveira, para secretária. Reunidos, começou-se a primeira Reunião pra resolver o que vai te na Festa De São João de 2012, tendo que defini as dança e as comida. Assim sendo, resolveu-se que vai te quadrilha, bacarmateiros, maracatu, e frevo.E vai te pra cume canjica, milho cozido, cuscuz, pamonha e mais umas outra. Tendo discutido tudo que tinha pra discuti, nada mais tendo pra resolver, acabou-se o encontro. Encerrou-se a Ata, que lida e tando todo mundo de acordo com ela, vai ser assinada por todos os Cumpadres e todas as Cumadres.

Caruaru, 19 de Abril de 2012.

Aos dezenove dias do mês de abril de 2012, às dezessete horas e trinta minutos, na Rua das Acácias, nº385 – Caruaru – PE, reuniu-se a Diretoria da Associação de Moradores, estando presentes todos os seus membros, conforme infra-assinados, sob a presidência do Sr. Severino Da Silva, que convidou a mim, Sebastiana de Oliveira, para secretária. Assim reunidos, os senhores diretores e demais moradores, realizou-se a primeira Reunião para Organização da Festa De São João do Ano de 2012, tendo por finalidade a definição dos eventos e barracas de comidas típicas. Dentre as propostas inerentes ao evento, destacaram-se as medidas a serem tomadas no que diz respeito às possíveis danças folclóricas e pratos típicos da região, de modo que ficou definido que serão apresentadas as quadrilhas, os bacarmateiros, o maracatu, e o frevo. Mediante as danças serão montadas barracas para a comercialização de comidas como canjica, milho cozido, cuscuz, pamonha e outras. Constatados e discutidos todos os propósitos, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, lavrando-se a presente Ata, que lida e achada conforme, vai ser assinada por todos os presentes.

Caruaru, 19 de Abril de 2012.

Previous article
Next article