Truman Capote

Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote, nasceu em Nova Orleans, Louisiana. Era filho de Archulus Persons, um comerciante vigarista, e sua jovem esposa Lillie Mae Faulk. Seus pais se divorciaram quando ele tinha quatro anos, e ele foi mandado para Monroeville, no Alabama, onde cresceu com seus parentes maternos. Uma criança solitária, Capote aprendeu sozinho a ler e escrever antes de entrar na primeira série. Era comum encontrá-lo, aos cinco anos, com um dicionário e um bloco de notas. Ele afirmou ter escrito um livro com nove anos de idade. Aos dez, ele submeteu seu conto Old Mr. Busybody a um concurso infantil patrocinado pela Mobile Press Register. Aos 11, começou a escrever durante três horas continuamente, todos os dias.

Em 1933, Truman mudou-se para Nova Iorque, para viver com sua mãe e seu padrasto Joseph “Joe” Capote, um cubano que trabalhava no ramo têxtil, e que o adotou e o rebatizou de Truman García Capote. Em 1935, ele entrou para a Escola Trinity. Em 1939, os Capote mudam-se para Greenwich, Connecticut, e Truman estuda na Greenwich High School, onde escreve para os dois jornais literários da escola, “The Green Witch” e o jornal da instituição. De volta a Nova Iorque em 1942, Truman se forma na Escola Dwight, uma instituição particular que hoje concede um prêmio anual que leva seu nome. Aos 17 anos, Truman finaliza sua educação formal e começa a trabalhar na The New Yorker.

Entre 1943 e 1946, Capote escreveu uma série de contos, incluindo A Mink of One’s Own, Miriam, My Side of the Matter, Preacher’s Legend, Shut a Final Door e The Walls are Cold. Essas histórias foram publicadas trimestralmente em revistas conhecidas como a Harper’s Bazaar, The Atlantic Monthly, Mademoiselle e The New Yorker.

O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia, e que literariamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com Breakfast at Tiffany’s (Ao começo do dia ou Bonequinha de Luxo).

O seu grande sucesso é A Sangue Frio(In Cold Blood) (1966), obra com que inicia um gênero por ele denominado non-fiction novel (ou seja, romance-documento ou romance de não-ficção). Nela reconstrói minuciosamente um fato real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos. O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos do momento, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc. A história deste livro é relatada no filme Capote, indicado a 5 Oscar. Capote nunca foi premiado pela obra, no entanto, a premiação foi do público em geral, pois sua obra lhe rendeu por volta de dois milhões de dólares e o tornou rico. Mas a história desse assassinato brutal foi sua última obra relevante.