TEORIA CAUSAL

É uma teoria que foi formulada com a finalidade de tentar estabelecer um vínculo entre a verdade e a crença. De modo que, esta teoria não exige justificação para conhecimento. A teoria afirma que há conhecimento quando a crença do sujeito em p é causada pelo fato de que p.

Muitos problemas tendo sido encontrados nesta teoria. Um deles é que ela elimina a possibilidade de conhecimento futuro, ao que isso é totalmente contra-intuitivo, pois nos parece que sabemos proposições como “iremos morrer daqui a 200 anos”.

Outro problema é que nós não teríamos conhecimento de proposições universais tais como “Todos os homens são mortais”. Ainda que existisse um ser que observasse a morte de todos os homens, ele jamais poderia formar tal crença. A crença que este ser formaria era: o homem 1 é mortal, o homem 2 é mortal… Jamais ele se depararia com o fato que todos os homens são mortais, e, portanto não teria conhecimento da proposição em questão.

Robert Nozick apontou que segundo esta teoria também seria impossível o conhecimento matemático e o conhecimento ético. Ainda que, a sua teoria condicional do conhecimento possa ter elementos da teoria causal.

Nas discussões do grupo de estudos em epistemologia, o professor Emerson assinalou que a ligação direta entre o fato e a crença que os teóricos causalistas querem propor parece não existir, pois o que causa a crença não é o fato, mas a percepção que o sujeito tem do mesmo.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [12.72 KB]

 

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados