Sistema de Informação: Coca-Cola

O sistema de informação gerencial utilizado pela Coca-Cola Brasil a ser estudado é o ADVISOR, desenvolvido pela empresa Nielsen. Este sistema é alimentado por uma metodologia de pesquisa quantitativa contínua baseada em dois modelos: Inventário de Loja (Store Audit) e Census data (Scanning), com periodicidade mensal.

O objetivo do ADVISOR é acompanhar o fluxo e dinâmica dos produtos e ações da Coca-Cola e dos seus concorrentes nas lojas varejistas, gerando um banco de dados que permite análises quantitativas e qualitativas – como a participação de mercado, giro de estoque, cobertura de mercado e monitoramento da concorrência – auxiliando a tomada de decisão.

Ele funciona como uma interface que facilita a integração da informação advinda das pesquisas feitas pela Nielsen e possibilita a criação de soluções gráficas e relatórios customizados para a consulta aos dados. Assim, ele minimiza o trabalho de criação de relatórios, permitindo maior tempo para análise.

Atraves do ADVISOR é possível gerar Informações Gerenciais, que contemplam o resumo das diversas informações operacionais, possibilitando ao nível decisório estar a par dos fatos e eventos e, consequentemente, ter melhores condições para a tomada de decisão. Ou seja, os dados advindos das pesquisas sofrem um tratamento elaborado para que a consulta ao sistema gere de fato Informações Gerenciais mais simplificadas.

Assim, neste sistema é possível, por exemplo, analisar a distribuição de cada marca nos pontos de venda, o que permite a criação de planos e estratégias operacionais para a área de logística no abastecimento e aumento da cobertura em determinada região, conforme necessidade percebida.

Com o ADVISOR pode-se também verificar a eficiência da execução da Coca-Cola Brasil quanto aos materiais promocionais, sendo extremamente útil para a área de marketing, auxiliando no gerenciamento das estratégias de promoção e divulgação.

Atualmente, o SIG é utilizado pela maioria das áreas da Coca-Cola Brasil. através de um compartilhamento rápido e eficaz das informações para todos os usuários. Ele é considerado a fonte oficial das informações relacionadas ao ambiente externo e pesquisa. Isto garante que haja um alinhamento adequado entre as informações utilizadas pelos diferentes departamentos.

As informações no ADVISOR seguem o seguinte fluxo: são coletadas externamente à empresa, atualizadas no software pela empresa Nielsen e utilizadas internamente pelos usuários da Coca-Cola Brasil. Dessa forma, é possível usar o ADVISOR para realizar levantamentos e análises do mercado: como o mercado está reagindo frente aos produtos oferecidos, atuação dos concorrentes, crescimento das categorias, novos lançamentos, entre outros. Vale ressaltar que as informações externas auxiliam o esclarecimento do ambiente e das mudanças às quais a Coca-Cola precisa para se antecipar e adaptar.

Assim, o monitoramento sistemático das informações do ambiente representa um importante mecanismo da Coca-Cola Brasil para obter vantagem competitiva. Afinal, quanto maior o conhecimento a respeito do ambiente, as organizações melhoram seu comportamento, impulsionam sua inteligência e ampliam sua capacidade de manobra em um mundo de negócios repletos de contingências e coações.

Com o intuito de tornar familiar o sistema que está sendo apresentado para que o estudo principal seja estruturado com maior entendimento e precisão, apresentamos abaixo um exemplo real de consulta ao ADVISOR:

▪ Após abrir o programa, o usuário seleciona a abrangência geográfica e o canal de vendas, variando de acordo com a investigação desejada.

▪ É possível obter dados por especificações de fabricantes, como no exemplo (Coca-Cola, Pepsi e Schincariol) e outros detalhamentos como: marca, sabor, teor calórico e tamanho da embalagem.

▪ A seleção do tipo de informação a ser analisada também é escolhida. São inúmeras funções, como volume, preço, compras, estoques, número de materiais de mídia, entre outras. No exemplo, a análise é sobre Distribuição Numérica, ou seja: a cobertura por fabricante.

▪ O período a ser analisado é escolhido. Pode ser um mês atual, como no exemplo (Agosto de 2011), ou mesmo datas passadas – funcionalidade de um banco de dados.