RESUMO DO QUE É PSICOLOGIA SOCIAL

O presente texto tem como finalidade apresentar um breve resumo do que éPsicologia Social para Silvia Lane, contribuindo para conhecimento de quem buscaingressar para área da Psicologia Social.De modo geral, entende se a Psicologia como a ciência que estuda ocomportamento do ser humano,

sejam comportamentos considerados conscientes queenvolvam experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais, e num planonão observável diretamente, o inconsciente

. A Psicologia Social seria a ciência queestuda o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente.Desde cedo o ser humano já nasce cercado por outros indivíduos, desde cedo osgrupos já fazem parte da vida do ser humano, assim como as famílias, as escolas, otrabalho, a igreja, amigos e etc. Ou seja, em todo tempo o indivíduo vive cercado deinfluências, seja pelos outros, seja pelas culturas, seja pelos costumes.

A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o individuo e asociedade, está entendida historicamente, desde como seus membrosse organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes,valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade…Como somos determinados a agir de acordo com o que as pessoas quenos cercam julgam adequado. (LANE, 2006, p. 10).

Uma ênfase importante são os grupos, as instituições aos quais os indivíduosestão inseridos, ao sentimento de pertencimento e o quanto isso transforma o serhumano e também o quanto a linguagem tem poder para mexer e influenciar e assimtornar o homem um sujeito protagonista da sua própria história ou não. Silvia Lanedestaca sobre o sujeito consciente de suas atitudes e pensamento, desenvolvendo suaconsciência social.Como o ser humano se torna social? Silvia Lane fala da necessidade doindivíduo de outras pessoas por questão de sobrevivência e que sua vida serácaracterizada por participações em grupo. Desde o primeiro momento da vida, oindivíduo está inserido num contexto histórico marcado por regras, leis, padrões de vida. E que essas “

 

 

casal ganha um filho, estes adotam papéis de Pais, pois estes já não vão viver comoantes, mas com outras responsabilidades, outras normas, outros padrões, vão viver comoPais e Mães e isso acontece para garantir a manutenção deste grupo social.Em cada grupo existem suas regras e normas, e para que um indivíduo seencaixe a um grupo, ele precisa que no mínimo suas práticas e ações sejam de acordocom as normas daquele grupo. Caso contrário, um exemplo claro é quando umfuncionário de uma empresa desobedece a um chefe ou não age de conforme aquilo queé para agir, ou não faz conforme o protocolo, o outro se sairá melhor e/ou ele perderá oemprego. O sujeito pode ser livre, mas de acordo com o que a sociedade quer desde quenão ponha em risco a ordem da sociedade.Silvia Lane fala sobre a Identidade Social, diante de uma diversidade deidentidades, o indivíduo vai se descobrindo como um indivíduo diferente, distinto dosoutros. Entre muitos da espécie humana, o indivíduo passa a ter suas características próprias em confronto com as outras pessoas, ele tem sua identidade social que odiferencia. O que de fato representa a identidade social, definida pelo conjunto de papéis que os indivíduos desempenham, atendem basicamente, à manutenção dasrelações sociais. A questão é:É neste sentido que questionamos quanto a

“identidade social” e“papéis” exercem uma mediação ideológica, ou seja, criam umailusão” de que os papéis ao “naturais e necessários” e que aidentidade é conseqüência de “opções livres” que fazemos no

nosso conviver social, quando, de fato, são as condições sociaisdecorrentes da produção da vida material que determinam os papéis e a nossa identidade social. (LANE, 2006, p. 22).É diante desta questão que Silvia Lane fala da importância de levantar o problema da “Consciência de Si”

, que ao invés do indivíduo apenas reproduzir oesperado pelos grupos que os cercam e ser julgado bem ajustado, este indivíduo oquestiona a sua história de vida, sabendo de onde veio, encontrando as razões históricasda sociedade, do grupo social, procurando saber o porquê de poucos que dominam emuitos são dominados através da exploração da força de trabalho, questionando os papéis quanto a sua determinação e suas funções históricas, somente desta forma é queo indivíduo consegue ser um agente de mudança social, pois quando um sujeito se temconsciência de Si, é mais fácil chegar a consciência social.

Outro aspecto importante para Silvia Lane é a questão da linguagem que estáinserido em todas as atividades sociais:

artes, religião, modas, tecnologias, educação,formas de lazer, etc.,e assim a linguagem, instrumento e produto social e histórico, searticula com significados objetivos, abstratos, metafóricos, além dos neologismos egírias de cada época

.” Não somente co

mo forma de meio de comunicação, a linguagem

está nos rituais, sinais, gestos e etc. “A linguagem surge para transmitir ao outro o

resultado, os detalhes de uma atividade ou da relação entre uma ação e umaconseqüência.A linguagem tem o poder de manipulação, meio de comunicação e influência. Oagir, o pensar e o falar estão muito ligados, o problema é que em muitas situações as pessoas separam essas coisas. Falam sem pensar, pensam e não agem, falam, mas nãoagem e por aí vai. E para que não haja alienação e nem a lavagem cerebral, Silvia Lanefala que:A contra-arma do poder da palavra se encontra na próprianatureza do significado: é ampliá-lo, é questioná-lo, é pensarsobre ele e não, simplesmente, agir em resposta a uma palavra.Entre a palavra e a ação deverá sempre existir o pensamento para não sermos dominados por aqueles que detêm o poder da palavra. (LANE, 2006, p. 32).Quando o individuo é capaz de confrontar as representações sociais com suasexperiências e suas ações, e com as de outros do seu grupo social, é que este indivíduoserá capaz de perceber o que é ideológico nas representações e ações conseqüentes. Ouseja, pensar a realidade e os significados atribuídos a ela, questionando de forma adesenvolver ações diferenciadas, isto é, novas formas de agir, que por sua vez serãoobjeto do seu pensar, é que o permitirá desenvolver a consciência de si mesmo, de seugrupo social e de sua classe como produtos históricos da sociedade, cabendo a este seragente da sua história pessoal e social, decidindo se manter ou transformar a sociedade.

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