República Populista (Quarta República)

Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, dois dos principais expoentes da República Populista Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, dois dos principais expoentes da República Populista

Após o fim da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, em 1945, a República brasileira conheceu um curto período de democracia liberal representativa. Também conhecido comoRepública Populista, esse período da história do Brasil representou uma maior integração econômica do país na esfera do capitalismo ocidental, resultando em um impulso à industrialização brasileira.

Entretanto, essa integração às cadeias produtivas ocidentais e ao impulso industrial aprofundou as contradições da sociedade brasileira, já que o processo de modernização não atingiu a todos. A miséria, a concentração de terras e de renda, a preponderância do capital proveniente de outros países e a intensa exploração do trabalho ainda se faziam presentes, indicando um caráter conservador do processo de modernização.

Tal situação resultou na formação de movimentos sociais no campo, como as Ligas Camponesas, e no fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores urbanos. Os partidos políticos ligados aos trabalhadores, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), também ganharam maior influência. A ligação de alguns governos aos movimentos populares foi um dos aspectos que garantiram a adjetivação do período como populista.

Porém, a classe dominante brasileira, conservadora e ligada aos setores latifundiários e dependentes do capital estrangeiro, não aceitou os caminhos que tomava o processo de modernização, principalmente o fortalecimento de organizações populares e de partidos ligados aos trabalhadores. Em um contexto mundial de Guerra Fria, onde havia a polarização entre EUA e URSS, foram constantes as tentativas de golpes de Estado, terminando o período com um que deu certo e que instaurou um regime ditatorial civil-militar que perdurou por 21 anos, entre 1964-1985.

Ao mesmo tempo, a sociedade brasileira passou por mudanças em sua produção cultural, ganhando maior relevância movimentos artísticos surgidos no espaço urbano em crescimento. A música, o cinema, o teatro, a literatura e as artes plásticas acompanharam também as transformações desse período, criando novos movimentos culturais e novas formas de expressão estética.

Nesse sentido, o Brasil Escola oferece aos leitores, com a seção República Populista, artigos que possibilitam aprofundar o conhecimento sobre esse importante período da História do Brasil.

BAIXE O TRABALHO AQUI

Previous article