RELAÇÕES HUMANAS DA ADMINISTRAÇÃO

 

teoria clássica da administração

A teoria de relações humanas foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração

Na Teoria Clássica da Administração, o trabalhador era tratado de forma mecânica. Com o surgimento da Teoria de Relações Humanas foram criadas novas perspectivas para a Administração, que tem como objetivo identificar os sentimentos e atividades dos trabalhadores e como esses dois pontos se interligavam.

Com isso, o homem passou a ser visto como “social” e não mais como “econômico”. O homem social possui um comportamento dinâmico e complexo, atuando como centro da discussão. Essa mudança é muito importante para as empresas, uma vez que a tomada de decisão precisa levar em consideração seus colaboradores e suas necessidades com relação ao trabalho.

Como surgiu a Teoria das Relações Humanas?

A Teoria das Relações Humanas surgiu durante a Grande Crise de 1929, que ocorreu devido à quebra da bolsa de valores de Nova York, onde os grandes empresários viram a necessidade de humanizar e democratizar a Administração, bem como a maneira como conduziam o tratamento dos trabalhadores que faziam parte de suas empresas. Foi uma forma de libertá-la dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.

Até então, eles apenas conheciam como forma de tratamento aquela conceituada pela Teoria Clássica, que via os trabalhadores apenas como máquinas, que deveriam trabalhar por horas e horas, sob condições precárias de trabalho. Com o passar do tempo, e devido à crise de 29, a Teoria ou Escola das Relações Humanas trouxe novos conceitos, mostrando que uma das formas que as empresas poderiam utilizar para se recuperarem, era começar a analisar melhor as complexidades que envolviam seus colaboradores.

De acordo com os estudos desta nova e revolucionária Teoria, os trabalhadores deveriam, a partir de agora, ser tratados e vistos como seres humanos, com sentimentos, anseios e necessidades, derrubando por terra o tratamento que recebiam anteriormente, que os via apenas de forma mecânica. Além disso, este conceito teórico fez com que o homem passasse a ser enxergado como parte de um sistema social, com demandas sociais e biológicas.

Por fim, a Teoria das Relações Humanas da Administração também fez com empresários passassem a enxergar seus trabalhadores com necessidades de segurança, afetivas, de prestígio, em constante busca por aprovação social e de sua autorrealização.

A experiência de Hawthorne

Elton George Mayo, médico e sociólogo australiano, colocou em prática uma experiência, com os trabalhadores de uma fábrica, na cidade de  Hawthorne, em Chicago, nos Estados Unidos. Em seus testes, realizados na linha de produção, ele buscava situações que influenciassem os funcionários de forma positiva e negativa. Assim, inicialmente, ele fez um teste que verificou a relação existente entre a intensidade da luz, à qual os funcionários eram submetidos, e a sua produtividade.

Nos resultados surgiu uma variável na qual o pesquisador não conseguiu ignorar ou isolar: o fator psicológico de cada trabalhador. Isso fez com que ele levasse este fator em consideração e mudasse o foco da pesquisa, observando e avaliando cada comportamento, mediante pequenas mudanças, como nos intervalos, na jornada de trabalho, nos lanches, entre outras.

A partir disso, houve uma grande quebra de padrões para todos os estudiosos da administração ao redor do mundo, que passaram a levar as conclusões da Experiência de Hawthorne em consideração. Entre as conclusões estão:

  • O fator social ou de grupo como determinante para a boa produtividade de um indivíduo;
  • O indivíduo não age isoladamente dentro de uma organização. Seus comportamentos e atitudes são baseados nos dos grupos ao seu redor;
  • Há agora a necessidade de dar atenção aos anseios psicológicos, sociais e às novas formas de recompensa dentro da organização;
  • É chegado o momento de dar atenção e valorizar as relações sociais dentro do ambiente organizacional, bem como de enfatizar os aspectos emocionais e dissociados da racionalidade das pessoas;
  • Analisar a performance das pessoas nos cargos e funções executadas, antes de trocá-las de posição, para não comprometer a produtividade dos trabalhadores.

Teoria Clássica x Teoria das Relações Humanas

(Acho interessante fazer um quadro comparativo entre as duas teorias aqui, para que esse texto fique melhor disposto no artigo)

A seguir, apresentamos um quadro comparativo entre as duas teorias, até então existentes, para que você possa compreender melhor o funcionamento e princípios de cada uma.

Teoria Clássica Teoria das Relações
Trata a organização como uma máquina; Trata a organização como um grupo de pessoas;
Enfatiza as tarefas ou a tecnologia; Enfatiza as pessoas;
Inspirada em sistemas de engenharia; Inspirada em sistemas de psicologia;
Autoridade centralizada; Delegação plena de autoridade;
Linhas claras de autoridade; Autonomia do empregado;
Especialização e competência técnica; Confiança e abertura;
Acentuada divisão do trabalho; Ênfase nas relações humanas;
Confiança nas regras e nos regulamentos; Confiança nas pessoas;
Clara separação entre linha e staff. Dinâmica interpessoal.

A Teoria de Relações Humanas da administração trouxe um olhar mais atento às necessidades e características dos colaboradores, passando a enxergá-los mais como seres humanos e menos como meros empregados.

A importância de olhar e valorizar o colaborador

É fato que lançar um olhar diferenciado sobre os aspectos humanos de cada indivíduo que faz parte das organizações, faz toda a diferença para o alcance dos melhores resultados empresariais. Sendo assim, é fundamental ficar atento às suas necessidades, bem como aos seus anseios pessoais e profissionais, buscando alinhá-los à missão, visão e cultura da empresa, para que assim, seja possível ambas as partes caminharem juntas para a concretização de seus objetivos.

Infelizmente, depois de tantos anos, ainda existem empresas que não tratam e não dão a devida atenção a seus colaboradores. Por mais que obtenham resultados, é possível perceber que este vem com muito mais dificuldades, do que para aquelas que entendem que o capital humano é o seu principal ativo, uma vez que a sociedade passa a valorizar ainda mais as organizações que dão o devido valor a seus funcionários.

Sendo assim, para as empresas que ainda acreditam que somente por meio da Teoria Clássica é possível obter resultados, está na hora de analisar e repensar as relações de trabalho entre empregado e empregador.

O Coaching como ajuda na mudança de paradigmas

Neste contexto, o Coaching é um processo que pode ser um excelente aliado nas mudanças dos paradigmas existentes dentro dos mais diversos tipos de empresas, sejam elas pequenas, médias, ou grandes. Por meio do Coaching Corporativo, que é um programa desenvolvido especialmente para organizações que desejam potencializar seus resultados, através de seu capital humano, são realizados treinamentos, palestras e workshops, personalizados e de acordo com a realidade de cada ambiente empresarial.

Assim, para as organizações que querem empregar mudanças, principalmente em sua cultura, uma dica que se adequa perfeitamente, são os treinamentos do Coaching Corporativo.

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