Realismo

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-1” 1 Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado Realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na arquitetura.
Características e contexto histórico:
Entende-se por “Realismo Literário” um estilo de escrita que toma a realidade como princípio orientador de criação artística por meio da palavra. Neste sentido, o Realismo pode ser percebido em texto de qualquer época, desde as primeiras manifestações da humanidade até hoje; mas, como movimento relativamente organizado, começou na segunda metade do século XIX, na França, difundindo-se por todos os países da Europa, com oposição declarada, ou não, ao sentimento romântico. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-3” 3 O movimento realista correspondeu à ascensão da pequena burguesia. O pensamento filosófico que exerceu mais influência no surgimento do Realismo foi o Positivismo. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-4” 4 Ao contrário do gosto da alta burguesia, interessada no jogo vazio das formas artísticas (a “arte pela arte”), motivou-a uma artevoltada a solução dos problemas sociais, isto é, uma arte “engajada” de “compromissos”, que se colocava também contra o tradicionalismo romântico e procurava incorporar os descobrimentos científicos de seu tempo. O Naturalismo é uma especie de prolongamento do Realismo. Não chegaram a ser movimentos literários distintos, tanto é que muitos autores são simultaneamente realistas e naturalistas, sendo o Naturalismo cronologicamente posterior ao Realismo. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-5” 5 6 Para muitos, o Realismo representava uma alternativa do que era visto como um isolamento ou mesmo um elitismo da vanguarda — ponto de vista que ganhou apoio a partir da adoção do Realismo Socialista como a forma oficial de arte da União Soviética. Contudo, outras vozes insistiam em que a vanguarda possuía um papel a exercer no desenvolvimento de um realismo moderno adequado às condições do século XX. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-7” 7
Realismo não só foi moldado como uma importante escola e períodos da história da literatura, mas também foi uma constante de toda a literatura, a sua primeira formulação teórica foi o princípio da  HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Mimesis” \o “Mimesis” mimesis na Poética de Aristóteles. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-8” 8 Em geral, os realistas retratavam temas e situações em contextos contemporâneos do cotidiano, e tentaram descrever indivíduos de todas as classes sociais de uma maneira similar. O idealismo clássico, o emocionalismo romântico e drama foram evitados de forma igual, emuitas vezes os sórdidos ou não cuidados elementos de temas não foram suavizados ou omitidos. O realismo social enfatiza a representação da classe trabalhadora, e os tratam com a mesma seriedade que as outras classes de arte, mas o realismo, como prevenção a artificialidade, no tratamento das relações humanas e as emoções também eram um objetivo do Realismo. Tratamentos de assuntos de uma maneira heroica ou sentimental foram igualmente rejeitados. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-9” 9
Artes visuais:
O Realismo fundou uma Escola artística que surgiu no século XIX em reação aoRomantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade (como contexto social), na razão e na ciência. O realismo, como movimento artístico do século XIX, que se caracterizava pela oposição ao idealismo das escolas clássica, HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-11” 11 romântica e acadêmica, não deve ser confundindo com técnicas realistas de execução de obras de arte, ou seja, com o esmero do artista em reproduzir as imagens (em artes plásticas) tal qual as vê na realidade. Técnicas realistas de pintura e de escultura existem desde, ao menos, a Antiguidade clássica e foram e continuam sendo utilizadas por diversas escolas (como, a dos surrealistas).
Como movimento artístico, surgiu na França, e sua influência se estendeu a numerosos países. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais contra o capitalismo progressivamente mais dominador, ao mesmo tempo em que há um crescente respeito pelo fato empiricamente averiguado, pelas ciências exatase experimentais e pelo progresso técnico. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas idealizações da paixão amorosa. A passagem do Romantismo para o Realismo corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.
O realismo na literatura:
Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-30” 30 Não bastava mostrar a face sonhadora ou idealizada da vida, como fizeram os românticos; desejaram mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
Uma característica do romance realista é o seu poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural, ou por meio de histórias como Machado de Assis. Se um autor desejasse criticar a postura de alguma entidade, não escreveria um soneto para tanto, porém escreveria histórias que envolvessem-na de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a entidade e como as pessoas reagem a ela.
Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. A visão subjetiva e parcial da realidade é substituída pela visão objetiva, sem distorções. Dessa forma os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança dasinstituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Na Europa, o realismo teve início com a publicação do romance realista Madame Bovary (1857) de  HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Flaubert” \o “Gustave Flaubert” Gustave Flaubert. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-31” 31
Alguns expoentes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Eça de Queirós, Charles Dickens.
Realismo no Brasil:
No Brasil, entre as décadas de 1870 e 1880, as formas do romantismo já se haviam convencionalizado. O culto a natureza, o panegírico da pátria e o sentimentalismo, dividindo entre os arroubos patéticos e o pudor receoso despertaram o fastio de alguns jovens poetas. As páticas estéticas românticas, além do mais, estavam extremamente associadas ao  HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Modus_vivendi” \o “Modus vivendi” modus vivendi do Segundo Império, de maneira que sua composição estética nasceria em meio aos anseios de uma geração, apologista de República e de abolição da escravatura. Antes mesmo do parnasianismo se instalar com sucesso no Brasil, surgiu uma tendencia chamada de “realista” na poesia nacional. Naquele tempo, “realista” significava, antes de tudo, antirromântico, e o modelo adotado por esses poetas seria Baudelaire, o que teve como resultado o empréstimo de alguns expedientes de As Flores do Mal pelos poetas brasileiros. Assim, em 1881, houve um marco na literatura no Brasil, Aluísio Azevedo publica O Mulato (primeiro romance naturalista brasileiro) e Machado de Assis publica MemóriasPóstumas de Brás Cubas (primeiro romance realista do Brasil). HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-32” 32 33
Machado de Assis foi um grande crítico e escritor do Realismo e também do Romantismo no Brasil, suas principais obras foram: HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_P%C3%B3stumas_de_Br%C3%A1s_Cubas” \o “Memórias Póstumas de Brás Cubas” Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.33 No artigo “Instinto de Nacionalidade” (1899), Machado critica o principal ponto de honra do Romantismo brasileiro: o tema nacionalista. Ele vai dizer, em poucas palavras, que para ser brasileiro não é necessário falar sempre de imagens nacionalistas ou de símbolos — como a natureza exuberante do Brasil, ou mesmo a figura do  HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil” \o “Povos indígenas do Brasil” índiocomo marca nacional. Em relação ao Realismo, Machado sempre se manteve alheio aos preceitos explícitos da Escola. Para Carlos Fuentes, a produção de Machado de Assis é um verdadeiro milagre no contexto limitado do realismo latino-americano, pois:
O romance oitocentista hispano-americano, ao contrário, não se atreve a abandonar um preceituário que constitui o enganoso chamariz da modernidade: primeiro o romantismo, depois o realismo, por fim o naturalismo. O romantismo, escreve Machado de Assis, é um cavaleiro que estafou o seu próprio corcel “a tal, ponto que o foi preciso deixá-lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para seus livros”. As informações absurdas do período dasindependências pautaram-se em uma civilização Nescafé: poderíamos ser instantaneamente modernos abolindo o passado, negando a tradição. O gênio de Machado reside no contrário: não há criação sem tradição que a nutra, assim como não há tradição sem criação que a renove. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-34” 34
Desde o seu início, o realismo brasileiro foi sobre tudo urbano, no mais das vezes retratando a vida na cidade do Rio de Janeiro, como já fazia em pleno romantismo, um precursor do realismo, Manuel Antônio de Almeida (1831-1861). A novela de Manuel Antônio de Almeida ocupa um lugar especial no cenário da ficção romântica brasileira, graças à sua originalidade, seu único romance, Memórias de um Sargento de Milícias, publicado em 1852-53 sob a forma de folhetins, difere em muitos aspectos dos romances comumente publicados em folhetins do século XIX, o que explica sua franca popularidade na época, e sua maior aceitação na posteridade. Suas narrações ganharam um caráter cômico e, ao mesmo tempo, observador, que o aproxima muito do Realismo, mas com características arcaicas. Por essas razões Manuel Antônio de Almeida é considerado um escritor em transição do Romantismo para o Realismo. Embora ainda pertencendo à época romântica e não podendo ser consideradas realistas em sentido escrito, as Memórias são, de acordo com Alfredo Bori, “de franca aderência à realidade média”, então “isentas de qualquer traço idealizante” e recorrem a um “método objetivo de composição”. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-35” 35 36 37Nas ultimas décadas do século XIX,observa-se que os escritores passaram a demostrar uma preocupação com uma descrição mais detalhada dos costumes orientais, sob manifestações humanas, tais como gestos, palavras e atitudes, e, procuraram apresentar também, animais e árvores dentro de paisagens típicas. Com o declínio da poesia romântica e sob influência do Realismo, apareceu o movimento  HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Parnasianismo” \o “Parnasianismo” parnasianista que repudiou a expressão do Eu. HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo” \l “cite_note-Bichakjian-38” 38 Os princípios dessa escola impuseram a impersonalidade, o cuidado artístico e os poetas passaram a prender-se mais ainda que Vitor Hugo, ao esplendor do estilo, à riqueza das rimas.  HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Leconte_de_Lisle” \o “Leconte de Lisle” Leconte de Lisle, que foi uma das figuras mais influentes desse movimento no Brasil, apresentou quadros com precisão impressionante, resultados da observação direta e de informações tiradas da arqueologia ou da história natural. Sob a sua influência, e de  HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Flaubert” \o “Gustave Flaubert” Gustave Flaubert, Olavo Bilac fez sonetos sobre crenças religiosas que foram conhecidas sucessivamente pela humanidade e sobre costumes de civilizações antigas. Bilac descreveu os países exóticos e suas religiões em “A Missão de Purna”, como havia feito Leconte de Lisle em “Les Paraboles de Dom Guy” e “Djihan-Ara”. Provavelmente sobre a influência de Salombo de Flaubert, escreveu “Delenda Cartago” e “Panoplias” onde fez uso de cores e imagens do poeta francês.38

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