- Anúncio -

 

quem-foi-sao-bartolomeu

Celebrado pela igreja católica no dia 24 de agosto, conheça a história de quem foi São Bartolomeu, um dos apóstolos menos comentados nos evangelhos e nas pregações. E você que já sabe de quem estamos falando, descubra agora o porquê esse é um dos Santos menos conhecidos. Aproveite e entenda um pouco mais sobre a pregação, martírio e celebrações referentes a São Bartolomeu.

Quem foi São Bartolomeu?

Para entender quem foi São Bartolomeu é preciso saber que a única passagem bíblica na qual se fala diretamente de São Bartolomeu está no Evangelho de São João. As outras narrativas limitam-se apenas a citar seu nome como um dos componentes dos doze apóstolos que seguiam Jesus.

- Anúncio -

Mas, fazendo uma comparação entre os Evangelhos Canônicos, fica bem claro que o apóstolo Bartolomeu é o mesmo apóstolo Natanael. Ele seguiu Jesus Cristo em seus três anos de pregação pública.

Ele esteve presente em todos os ensinamentos, ações e milagres, bem como a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Também estava no dia do Pentecostes, quando o Espírito Santo baixou sobre todos os apóstolos, que dali em diante passaram a pregar o Evangelho ao redor do mundo.

Segundo algumas tradições e documentos históricos, São Bartolomeu pregou a palavra de Deus na Índia e na região onde hoje é a Europa Oriental. Por lá, realizou pregações e conversões ao difundir a palavra de Deus.

Depois de realizar sua missão ao redor do mundo, São Bartolomeu passou pelo martírio ao ser vítima de um esfolamento de toda sua pele. Na cidade de Albanópolis, hoje Derbent, em uma região russa próxima ao mar Cáucaso, ele teria sido morto por ordem do governador local, que não aceitava o cristianismo em sua terra.

Na Capela Sistina, ele aparece segurando a pele de seu corpo com a mão esquerda e uma adaga na mão direita. Agora já sabe quem foi São Bartolomeu? Então, aprenda uma poderosa oração que te trará muitas bênçãos em sua vida!

Oração para São Bartolomeu

A oração precisa ser feita somente se você sabe quem foi São Bartolomeu. Isso porque ele é colocado como um modelo a ser seguido. E não é para menos: ainda que ele tenha sido um dos apóstolos menos comentados dentre os 12 que seguiram a Jesus Cristo, sua pregação e martírio são um modelo a ser seguido por quem deseja pregar o evangelho ao redor do mundo de seu convívio.

Há diversas versões que pedem proteção especial a São Bartolomeu, mas a que segue abaixo é das mais completas sobre o papel de pedir proteção a quem não negou Cristo e sofreu na pele, literalmente, suas consequências mais severas por ter evangelizado e convertido novos fiéis até o último instante.

Se você entendeu quem foi São Bartolomeu, eis a oração ideal para pedir a esse Santo para que nos guie o tempo todo:

“Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor! Proteja este seu servo que humildemente se ajoelha a seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor.

São Bartolomeu, use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam! Lance seu escudo protetor em minha volta e me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho.

São Bartolomeu, me inspire em imitá-lo em todas as minhas ações. Derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior glória.

Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessito, nas minha misérias e aflições da vida. Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim esta especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça …(mencionar aqui a graça desejada).

E ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. Amém.”

Quem foi São Bartolomeu e sua origem

O dia dedicado a São Bartolomeu é 24 de agosto. Foi nessa data que um governador da região de Albanópolis, onde hoje é a cidade de Derbent, o governador local fez com que o apóstolo passasse pelo martírio de ter toda a pele esfolada.

Sua marca principal é a pregação fervorosa, sem temer as represálias que possam ser decorrentes por transmitir a palavra de Deus e converter novos fiéis para o cristianismo.

Ele é considerado o padroeiro dos padeiros, alfaiates e sapateiros. E na região nordeste do Brasil, acredita-se que no dia de São Bartolomeu o diabo anda pela Terra aprontando contra os fiéis, como uma forma de atormentá-los.

- Anúncio -