Quem é Marcos Pontes

 

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) usou o Twitter na manhã desta quarta-feira 30 para confirmar que Marcos Pontes será o ministro da Ciência e Tecnologia de seu governo. O nome do engenheiro aeroespacial e tenente-coronel reformado já vinha sendo aventado para a pasta desde a campanha eleitoral, mas a confirmação só aconteceu agora.

É o quarto nome do primeiro escalão divulgado pelo futuro governo, que já tem Onyx Lorenzoni (DEM) na Casa Civil, Paulo Guedes na “superpasta” da Economia e o general Augusto Heleno (PRP) à frente da Defesa.

 

Antes da confirmação, ainda na terça-feira 30, Pontes anunciou em seu perfil no Facebook que havia aceitado o convite.

“Ciência e tecnologia, como vocês sabem, vocês têm acompanhado, ele tem falado sempre sobre o meu nome mais ou menos como ‘posto Ipiranga’ de ciência e tecnologia. E agora só falta o anúncio oficial realmente da minha indicação para ministro de Ciência e Tecnologia”, disse o astronauta.

Nascido em Bauru (SP), Marcos Cesar Pontes tem 55 anos e foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada como “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Segundo o perfil publicado no site de Pontes, ele é engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA.

Pontes entrou na Força Aérea Brasileira em 1981 e foi instrutor, líder de esquadrilha de caça e piloto de testes, com mais de 2 mil horas de voo em 25 tipos de aeronave. Atualmente, é Embaixador da Boa Vontade na Organização das Nações Unidas (ONU), dá palestras e trabalha na Nasa, a agência espacial norte-americana.

O currículo do futuro ministro registra que suas funções militares se encerraram em 1998, quando ele regressou da missão espacial foi selecionado por concurso público da Agência Espacial Brasileira para representar o Brasil na Nasa na função de astronauta, uma carreira civil. Pontes foi definitivamente transferido para reserva apenas em 2006, ao regressar da missão espacial.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados