Prova comentada de português

Questões comentadas

Manifesto pelo futuro
Cesar Boschetti
O mundo sofreu profundas transformações durante o século 20. Tivemos duas
grandes Guerras Mundiais e inúmeros outros conflitos políticos e sociais localizados,
mas não menos importantes. O grande desenvolvimento científico e tecnológico tem
trazido soluções cada vez melhores para o futuro do planeta. Sob o ponto de vista
puramente científico, aparentemente, este futuro está assegurado. O único grande
obstáculo continua sendo o próprio homem, ou melhor, a postura filosófica do ser
humano. Parece que o grau de prioridade das questões existenciais, as razões de ser
do Ser Humano e os objetivos coletivos da humanidade estão, há muito, em segundo
plano. Certamente os filósofos tratam do assunto, mas o debate é restrito. Vivemos
em um Mundo ambíguo onde os objetivos de longo prazo se mostram cada vez mais
importantes, mas ao mesmo tempo são cada vez mais desprezados.
A princípio, pode parecer que estamos falando apenas de uma melhor
distribuição de riquezas e uma maior justiça social. Naturalmente, estes aspectos são
fundamentais para o futuro da humanidade. Entretanto, sob um ponto de vista mais
amplo, isto seria apenas parte de algo muito maior. As possibilidades para uma raça
humana com mais fraternidade e igualdade social, seriam infinitamente maiores que
as atuais. Esta tese, com certeza, não é estranha. Pelo contrário, ela é certamenteaceita por uma grande maioria de pessoas, independente de nacionalidade, ideologia
ou religião. Neste caso, qual é o obstáculo? Por que o Mundo é como é e não como a
maioria gostaria que ele fosse? Estará o modelo econômico mundial errado? Será a
globalização um bom caminho? Devemos nos preocupar com o assunto, ou as coisas
irão se acertar por si só? Talvez seja este o ponto. Talvez o único obstáculo seja
exatamente a falta de um debate mais amplo sobre o assunto. A Economia, a Política e
a Globalização são apenas vias. O que realmente conta é o modo como caminhamos
por estas vias.
Ao mesmo tempo em que as distâncias do mundo moderno encurtaram, nossas
preocupações com o momento presente cresceram. Temos muito pouco tempo para

pensar no futuro. Quando o fazemos, pensamos apenas no nosso futuro particular.
Esquecemos que nosso futuro está inexoravelmente ligado ao de toda a humanidade
e do próprio planeta. Vale aqui uma observação de Aristóteles: “Se é possível prever o
futuro, então não há nada que possamos fazer a seu respeito; se podemos fazer algo a
respeito do futuro então não podemos prevê-lo”.
As políticas de desenvolvimento técno-científico, nunca foram, como de fato não
devem ser, responsabilidade de cientistas. Contudo, torna-se cada vez mais evidente,
a necessidade de um posicionamento político melhor definido e coerente da
comunidade científica. O conhecimento não pode, para o bem daprópria
humanidade, ser reduzido à um mero produto de consumo. Isto é ilógico e anticientífico. Urge que as iniciativas já existentes neste sentido sejam intensificadas e
amplamente divulgadas. Parece também hora para uma reaproximação da Ciência
com A Filosofia. A pulverização, inevitável e talvez até desejável, do conhecimento,
precisa ser compensada de algum modo. A compensação óbvia para isto é a
consciência do coletivo. Do contrário perde-se a dimensão de Mundo e Humanidade,
comprometendo o futuro

Questão 1
Levando em consideração o nível textual, cujos aspectos justificam que o
autor demonstra ter domínio da linguagem escrita, pode-se afirmar que o autor
emprega quanto ao registro adotado no texto:
a. ( ) uma linguagem prolixa, beirando o rebuscamento.
b. (X ) o padrão culto da língua portuguesa, sem grandes rebuscamentos.
c. ( ) uma linguagem que vai do popular ao erudito.
d. ( ) as regras gramaticais sem rigor.
Comentário:

O item “o padrão culto da língua portuguesa, sem grandes rebuscamentos” é
a melhor resposta. Lembrando que o padrão culto não exige uma linguagem
prolixa, ao contrário, ela é definida como a observação às regras da gramática
tradicional e o uso de um vocabulário comum aos usuários de um idioma.
Sírio Possenti afirma que um gramático conservador lendo jornais e revistas
afirmaria que ninguém conhece o português do Brasil e Carlos Alberto Faraco
e Cristovão Tezzaafirmam que “o domínio da língua padrão não representa
simplesmente o domínio de certas regras de concordância, de regência, de
todos os aspectos que dizem respeito à técnica da oração. Esse domínio é
apenas o ponto de partida do que é efetivamente importante: o texto. Quem
escreve bem escreve bons textos, e não boas frases”(In: Prática de texto para
estudantes universitários, p. 56).

Questão 2

Observando o núcleo temático do texto (idéia central), é possível afirmar que:
a. ( ) a intenção do autor é refutar a impressão de que o futuro da humanidade está
garantido, a partir das descobertas científicas.
b. ( X ) há que se observar na busca de um futuro melhor a inegável necessidade
de humanização do conhecimento.
c. ( ) atualmente, a preocupação com o futuro individual se confunde com a
preocupação com o futuro coletivo de tal maneira que não há como separar as duas.
d. ( ) a pulverização do conhecimento a que se refere o autor remete à necessidade
premente de abdicarmos do conhecimento já constituído.
Comentário:
Item a: O autor refuta a idéia apresentada, mas esta não se configura como ponto
central do texto. É apenas um dos argumentos usados para defender a idéia central
de que o homem é o mais importante quando se busca o conhecimento.
Item b: O último parágrafo evidencia a necessidade de humanizar o conhecimento
em favor de um futuro melhor “O conhecimento não pode, para o bem da própriahumanidade, ser reduzido à um mero produto de consumo.”; “Parece também hora
para uma reaproximação da Ciência com A Filosofia.”; “A compensação óbvia para
isto é a consciência do coletivo. Do contrário perde-se a dimensão de Mundo e
Humanidade, comprometendo o futuro.”
Item c: A penúltima frase “A compensação óbvia para isto é a consciência do coletivo.
Do contrário perde-se a dimensão de Mundo e Humanidade, comprometendo o
futuro.” mostra que a preocupação individual é bastante distinta da preocupação
coletiva.
Item d: Pulverizar o conhecimento não implica abdicação, mas difusão do
conhecimento.

Questão 3
Que processo de desenvolvimento o parágrafo introdutório apresenta?
a. ( ) Citação.
b. ( ) Indução.
c. ( X ) Alusão histórica.
d. ( ) Analogia.
e. ( ) Paralelo.
Comentário:
Os dados históricos citados no texto, como a remissão às duas grandes guerras,
auxiliam a reconhecer que a “C” é a resposta correta.

Questão 4
Das seis funções da linguagem, cada uma delas centrada em um dos seis elementos
da comunicação, qual delas predomina no texto lido?
a. ( ) emissor/emotiva ou expressiva
b. ( ) receptor/conativa
c. ( ) mensagem/poética
d. ( X ) referente/ referencial
e. ( ) código/metalingüística

Comentário:
O “manifesto” é uma declaração pública de uma idéia, portanto, o autor “declara e
manifesta aquilo que ele pensa”. O emissor procura oferecer informações sobre seus
“pontos devista” de maneira direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa,
características da função denotativa ou referencial, pois privilegia o referente, as
informações sobre o tema. Logo, a letra “D” mantém-se como a mais correta.
Lembramos ainda que, em nosso conteúdo, afirmamos que “Ao nos comunicarmos,
entretanto,

utilizamos

concomitantemente

vários

destes

recursos

e,

conseqüentemente, nosso discurso serve a diversas funções.” Apesar de a persuasão
ser componente presente no texto argumentativo, a argumentação se apóia em
dados e informações da realidade e, portanto, prepondera a linguagem referencial.
Estão presentes a função emotiva e apelativa, mas estas não predominam no texto.

Questão 5
Leia o texto:
Nossa equipe é a mais destacada do torneio porque tem os melhores
jogadores e o melhor treinador. Sabemos que possui os melhores jogadores e o
melhor treinador; por conseguinte, é óbvio, vai ganhar o título.
(In: Carraher, David W. Senso Crítico. São Paulo: Editora Pioneira, p. 31)

Assinale a alternativa INCORRETA:
a. O texto é um exemplo de falácia de petição de princípio em que o autor
apresenta nas conclusões as mesmas idéias das premissas.
b. O falante tem interesse em convencer o ouvinte de que o time merece
ganhar o título.
c. A conclusão é artificial, pois, na verdade, ela precisaria demonstrar a
competência da equipe.
d. O autor pressupõe que sua equipe é amelhor para chegar a tais
conclusões.
e. A descrição da equipe como aquela que apresenta os melhores
jogadores e o melhor treinador acentua as características que
deveriam estar ausentes da conclusão.

Comentário:
Item a: O texto é circular, a conclusão apenas repete o que foi dito na introdução:
falácia de petição de princípio.
Item b: Tanto tem interesse que repete a idéia de que é melhor.
Item c: A conclusão deveria dizer quais características fazem o time melhor, mas
apenas repete a idéia já apresentada. Portanto, torna-se artificial, na medida em que
não apresenta argumentos que evidenciem a afirmação feita.
Item d: O pressuposto é claro e se repete no pequeno texto.
Item e: As características apresentadas “melhores jogadores” e “melhor treinador”
acentuam as características, por isto espera-se que elas estejam presentes na
conclusão, justificando o porquê de serem melhores.

Questão 6

Analise os enunciados abaixo em relação aos desvios de linguagem e assinale a
opção em que ocorrem, em seqüência:
I.

Antes de chegar ao hospital, João conseguiu antever de antemão que cairia forte
chuva.

II. Fui obrigada a deletar todo o arquivo porque ele continha vírus.
III. Haja visto os últimos acontecimentos no Iraque.
IV. Vi o incêndio do prédio.
a) barbarismo – ambigüidade – solecismo – pleonasmo
b) pleonasmo – estrangeirismo – solecismo – ambigüidade
c) prolixidade – pleonasmo –estrangeirismo– solecismo
d) solecismo – estrangeirismo – pleonasmo – barbarismo
Comentário:
J. Antes de chegar ao hospital, João conseguiu antever de antemão que cairia forte
chuva. Pleonasmo: repete a idéia, evidenciada pelo prefixo ante.
II. Fui obrigada a deletar todo o arquivo porque ele continha vírus. Estrangerismo:
proveniente de To delete.
III. Haja visto os últimos acontecimentos no Iraque. Solecismo: Desvio da norma culta
– haja vista.
IV. Vi o incêndio do prédio. Ambigüidade: Do prédio que ele estava? Ou, de outro
prédio?

Questão 7

Leia o texto com atenção.
O Ministério da Fazenda descobriu uma nova esperteza no Instituto de
Resseguros do Brasil. O Instituto alardeou um lucro no primeiro semestre de 3,1
bilhões de cruzeiros, que esconde na verdade um prejuízo de dois bi. Brasil, Cuba e
Costa Rica são os três únicos países cujas empresas de resseguros são estatais.
Assinale a alternativa INCORRETA:
a.

O adjetivo “nova” instaura o subentendido de que já houvera antes uma
“esperteza” no Instituto de Resseguros do Brasil.

b.

O verbo “alardeou” possibilita a constatação de que uma idéia falaciosa
que foi divulgada pois, na verdade, o Instituto teve um prejuízo de dois bi.

c.

O pressuposto que me faz conhecer Cuba e Costa Rica é imprescindível
para entender o subentendido decorrente da aproximação do Brasil a
estes dois países.

d.

A relação com Cuba e Costa Rica,especificamente no aspecto citado
pelo texto, enaltece o Brasil.

e.

O substantivo “esperteza” associado ao Instituto de Resseguros do Brasil
serve para desmoralizar o Instituto.

Comentário:
“o substantivo esperteza associado ao Instituto de Resseguros do Brasil serve
para desmoralizar o Instituto”, não serve para desmoralizar o Instituto e sim o
Instituto do Brasil, uma vez que este Instituto é Estatal para Cuba e Costa Rica
também. A afirmação do aluno não faz sentido, pois a referência é ao instituto do
Brasil. A última oração só aponta que, em Cuba e Costa Rica, assim como no Brasil, as
empresas de resseguros são estatais.
O item a ser assinalado é a letra d, pois o aspecto de que Cuba, Costa Rica e Brasil
são os três únicos países cujas empresas de resseguros são estatais. Isto em nada
enaltece o Brasil, até porque este aspecto é criticado no início do texto.

Questão 8

Julgue os textos abaixo marcando certo (C) para os falaciosos ou errado (E)
para os que não o são. A seguir, assinale a alternativa que melhor contenha a
resposta correta.
I.

( C) “Nosso plano de saúde oferece assistência e cobertura
integral!! Exceto em casos de parto e doenças preexistentes”
(In: http://www.futuro.usp.br)

II.

( E ) “Enquanto a mentira é uma informação falsa, uma falácia é
um argumento falso, ou uma falha num argumento, ou ainda,
um

argumento

mal

direcionado

ou

conduzido”.

(In:http://www.futuro.usp.br)
III.

( C ) “Durante a última década, nossos Estados soberanos têm
se juntado para formar uma grande unidade políticoeconômica: o Pacto Hemisférico. Assim sendo, o Pacto está
unido, pronto para lutar contra agressões do exterior de todos
os tipos”.(In: http://www.futuro.usp.br)

São CORRETOS os itens:
a.( ) I e II.

d.( ) Todos estão corretos.

b.( ) II e III.

e.( ) Apenas um item está correto.

c.( X ) I e III
Comentário:
Item I: Há desacordo entre a informação “Cobertura integral” e a afirmação
seguinte “exceto…”
Item II: Não há falácia neste item.
Item III: Primeiro o autor afirma “tem se juntado para afirmar”, ou seja, ainda não
está concluído. O “assim sendo” afirma uma conclusão não estabelecida na primeira
oração e a afirmação “o pacto está unido” está em desacordo com a oração anterior.

Questão 9
Quando saio ao terraço, vejo o garoto pela janela do prédio em frente, a partir
de duas da tarde. Tem cerca de dez anos e passa o dia sentado em seu quarto, diante
da televisão, e sempre num desenho animado. A diferença é que seu rosto fica a três
palmos da tela, e esta é daquelas de parede, com mais de 50 polegadas. Ninguém
assiste de tão perto a uma TV dessas.
Mas ele não está vendo TV. Está no computador – o teclado e o monitor ficam
bem debaixo da super-tela. A cena se repete pelo resto do dia e invade a noite e a
madrugada.
(Castro, Ruy. Folha deSão Paulo. 04/08/2007)
Marque a única alternativa CORRETA.
a) A conjunção “mas”, no início do segundo parágrafo, expressa uma relação de
conseqüência justificada pela distinção entre a tela da televisão e o monitor
do computador.
b) A oração “A cena se repete pelo resto do dia e invade a noite e a
madrugada”(l.?) provoca uma noção temporal que explica a oração anterior
“passa o dia sentado em seu quarto” (l.?)
c) No primeiro período se o artigo definido fosse substituído por um artigo
indefinido não haveria alteração de sentido, pois, neste caso, não há
modificação semântica entre “o garoto” e “ um garoto” já que o narrador não
conhece o menino.
d) O texto é uma crônica na qual o autor faz uma crítica às famílias que
permitem que seus filhos passem diversas horas por dia em frente a um
computador.
e) No início do texto o emprego do advérbio “quando” estabelece uma relação
temporal entre “o terraço” e a “janela do prédio”.
Comentário:
Item a: O mas não expressa conseqüência. Indica adversidade (relação entre
idéias opostas).
Item b: A oração destacada não é a oração anterior.
Item c: Quando o autor afirma “o garoto”, há o pressuposto de que o conhece.
Item d: Está correto.
Item e: Estabelece relação temporal com as formas verbais “saio” e “vejo”.

Questão 10
Leia a oração.
A gerente do banco Corporate demite filho de Givaldo Pacheco, amigo do senador
Hilton Rodrigues

Marque a alternativana qual fique claro que é o filho de Givaldo Pacheco, o amigo
do senador Hilton Rodrigues
a. A gerente do banco Corporate demite filho de Givaldo Pacheco; aquele,
amigo do senador Hilton Rodrigues
b. A gerente do banco Corporate demite filho de Givaldo Pacheco, este último
amigo do senador Hilton Rodrigues
c. A gerente do banco Corporate demite filho de Givaldo Pacheco, cujo senador,
Hilton Rodrigues, é seu amigo.
d. A gerente do banco Corporate demite filho de Givaldo Pacheco que é amigo
do senador Hilton Rodrigues.
e. A gerente do banco Corporate demite, de Givaldo Pacheco, o filho e seu amigo,
o senador Hilton Rodrigues.
Comentário:
Item a: “Aquele” só pode se referir a “filho”, pois retoma o substantivo masculino
anterior mais distante do verbo. Lembrar que “a gerente” é feminino e “este”, no
caso, refere-se a Givaldo Pacheco. Item correto.
Item b: “este último” se refere ao próprio Givaldo e não a outro termo qualquer.
Item c: “cujo” e “seu” podem se referir a Givaldo Pacheco e a filho. Há, portanto,
ambigüidade e se pede no comando o item que fique mais claro.
Item d: “que” é pronome relativo e pode se referir tanto ao substantivo mais
próximo Givaldo Pacheco ou a filho. Há, portanto, ambigüidade e se pede no
comando o item que fique mais claro.
Item e: “seu” pode se referir a Givaldo Pacheco e a filho. Há, portanto,
ambigüidade e se pede no comando o item que fique mais claro.


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