Primeira transmissão de TV no Brasil – 01 de Junho

Resultado de imagem para Primeira transmissão de TV no Brasil

Em 18 de setembro de 1950, foram instaladas por toda a cidade de São Paulo, 200 televisões de tubo para que os brasileiros acompanhassem a primeira transmissão de TV do país. As imagens foram feitas pela TV Tupi Difusora, canal criado pelo jornalista e dono do grupo Diários Associados, Assis Chateaubriand, e responsável por comprar e importar dos Estados Unidos os equipamentos para a transmissão.

A primeira imagem vista pelos brasileiros foi da atriz Sonia Maria Dorce, então com 6 anos, vestida de índio, representando o mascote da TV Tupi. Em seguida, os telespectadores assistiram ao primeiro programa, TV na Taba, com atores como Lima Duarte e músicas cantadas por Ivon Cury e Hebe Camargo. Tudo em preto e branco.

Uma cerimônia celebrou o importante marco para o país. Os equipamentos foram abençoados pelo bispo auxiliar de São Paulo, Dom Paulo Rolim Loureiro. Chateubriand discursou aos que assistiam e nomeou a poetisa Rosalina Coelho Lisboa como madrinha da TV. Na ocasião, Rosalina falou que “a televisão é essa criança desconhecida entre nós”.

Sem programação preparada para o dia seguinte da estreia, com o tempo, a TV Tupi começou a incrementar com a produção de novelas e jornalismo. Para que houvesse tempo de mudar o cenário nos estúdios de gravação, e por não existir propaganda comercial, eram reproduzidos números musicais durante o intervalo.

Nos anos seguintes, surgiram novos canais de TV e, em 1972, as imagens eram transmitidas em cores.

Atualmente, o Brasil vive mais um momento importante, com a digitalização da TV. Oferecer conteúdo televisivo com a mais alta tecnologia coloca o Brasil à frente em relação a diversos países do mundo.