Por que se comemora o Dia da Mulher em 8 de março?

Não tem nada a ver com ganhar flores ou ser homenageada com mensagens bonitinha. Conheça a história forte por trás do Dia da Mulher e do 8 de março.

Por que se comemora o Dia da Mulher em 8 de março?

No Dia da Mulher, é comum que flores e chocolates sejam distribuídos como forma de comemorar a data e de deixar o dia de alguma mulher mais especial. Mas, mesmo se tratando de um gesto super fofo, a verdade é que o Dia Internacional da Mulher tem um significado muito mais forte e está longo de ser uma data comercial.

Historicamente falando, o Dia da Mulher é marcado por lutas femininas a favor dos direitos do gênero ao redor do mundo. Uma das principais reivindicações que marcam essa data são com relação à jornada de trabalho exaustiva das mulheres nas fábricas têxteis europeias e americanas no início do século 20, ao direito ao voto e assim por diante.

https://segredosdomundo.r7.com/wp-content/uploads/2018/03/1-13.jpg

Dia das Mulheres em outras datas

Aliás, nem sempre o Dia da Mulher foi comemorado no dia 8 de março, sabia? Alguns outros dias já foram escolhidos no calendário para comemorar a data, como o dia 25 de março.

Esse dia, conforme relatam, foi marco de fato histórico trágico: um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911, devido às más condições de suas instalações, que acabou matando 130 operárias carbonizadas.

https://segredosdomundo.r7.com/wp-content/uploads/2018/03/3-6.jpg

6 mulheres que marcaram a História com contribuições incríveis

Por que em 8 de março?

Com o passar do tempo, no entanto, outros eventos relacionados às reivindicações femininas, além das lutas feministas, interferiram na escolha da data em que se comemoraria o Dia da Mulher internacionalmente.

A escolha do 8 de março, por exemplo, se deu depois de uma manifestação, na Rússia, contra o Czar Nicolau II, em 1917, ainda durante a Primeira Guerra Mundial. Estima-se que, na época, 80 mil mulheres se uniram em protesto contra as péssimas condições de trabalho do país, contra a fome que a maior parte da população enfrentava e contra a participação da Rússia no conflito armado.

https://segredosdomundo.r7.com/wp-content/uploads/2018/03/5-4.jpg

O protesto, que ficou conhecido como Pão e Paz, acabou se tornando símbolo do Dia da Mulher depois de quatro anos. O mais interessante de tudo é que, na verdade, a manifestação havia acontecido no dia 23 de fevereiro na Rússia, o que equivale a 8 de março em nosso calendário, considerando que a antiga União Soviética adotava o calendário Juliano naqueles tempos.

Oficialização do Dia da Mulher

Como deu para perceber, o Dia da Mulher nessa data foi criado primeiro na Rússia. Somente em 1945, 20 anos depois que os russos já comemoravam esse marco histórico, que a ONU assinou o primeiro acordo internacional que garantia a igualdade entre homem e mulheres.

E a oficialização internacional de 8 de março como o Dia da Mulher ainda demorou mais alguns anos. Ele só foi reconhecido pela ONU em 1977.

https://segredosdomundo.r7.com/wp-content/uploads/2018/03/4-4.jpg

E então, caro leitor, entendeu agora por que o Dia da Mulher é tão importante? Entendeu porque é em 8 de março? A gente espera que, a partir de hoje, você nunca mais se esqueça da carga histórica desse dia todas as vezes que você desejar um feliz Dia da Mulher para alguma mulher!

Latest articles

Trabalhos Relacionados