Pedagogia: O que é e quais as funções do profissional pedagogo?

PEDAGOGIA

A pedagogia é a ciência responsável por estudar os métodos e princípios aos quais são voltados diretamente para a educação. Ao se formar em pedagogia, o indivíduo estará apto para atuar na educação infantil (pré-escola), educação fundamental I (primeiro ao quinto ano), na supervisão ou na direção escolar e também na orientação educacional.

Além de atuar nas áreas de educação citadas, o pedagogo também poderá atuar em empresas com o intuito de desenvolver trabalhos educacionais. Desenvolver projetos, métodos e sistemas ao quais são fundamentais para o aperfeiçoamento da aprendizagem do cidadão e que são aspectos importantes dentro da metodologia de ensino de um pedagogo.

Dentro do contexto metodológico da pedagogia, o pedagogo pode desenvolver funções importantíssimas que ajudam na identificação das dificuldades de cada indivíduo. Veja algumas funções:

• Implementar, planejar métodos educacionais;
• Acompanhar a qualidade de ensino;
• Construir e qualificar equipes de ensino;
• Orientar os estudantes em processo de aprendizagem;
• Assessorar pedagogicamente em veículos de comunicação;
• Fazer auditorias educacionais;
• Produzir livros didáticos;
• Fazer pesquisas educacionais;
• Aplicar avaliações educacionais;
• Contribui em projetos de alfabetização de jovens e adultos.

Além de suas diversas funções, o pedagogo também pode trabalhar em diversas instituições como escolas, orfanatos, presídios, universidades, pré-escolas, escolas, em hospitais e em clínicas de pedagogia. Esses são apenas alguns dos lugares que um pedagogo pode atuar, mas o mercado de trabalho para quem é formado em pedagogia é bastante amplo e está de portas abertas para quem quer fazer a diferença no ramo do ensino e da educação.