A orientação sexual é um assunto que deve ser discutido, debatido e incluído no currículo escolar e na família, porém é um tema que infelizmente é deturpado por certos pais e também pelos jovens. Para muitos, a palavra ¨sexual ¨, significa somente o sexo, orgasmo, masturbação etc.
Hoje o assunto orientação sexual, está na mídia. Através da televisão, há esclarecimento tanto para pais, professores e filhos, porém poucos dão atenção a um assunto tão polêmico e difícil de dialogar. Os pais sempre acham que seus filhos são pequenos demais para falar sobre o assunto.
A sexualidade é a expressão do desejo, da escolha, do amor e da comunicação com o mundo e com os outros. Por isso, na adolescência a sexualidade se abre para a dimensão do sexo propriamente dito.
A conotação do sexo para adolescentes é a do belo, do afeto e do amor. Entretanto, suas preocupações maiores, que percebemos em ordem decrescente, seriam: temor do desempenho, ausência do prazer, gravidez não desejada e doenças sexualmente transmissíveis.
A escola e a família cumprem importantes papeis na educação na sexualidade dos jovens. As maiorias das instituições, erroneamente, pensa que é possível e desejável controlarem a sexualidade de adolescentes. Em questão de sexualidade e vida, somos eternos aprendizes.
1.1 SITUAÇÃO PROBLEMA
Diante da grande dúvida que envolve o assunto, que quase sempre são esclarecidos de forma errônea, faz-se necessário destacar a problemática, considerando que o professor do 8º ano do Ensino Fundamental, também tem a responsabilidade junto a escola, na tentativa de auxiliar e esclarecer o assunto sexo, que ainda é recheado de muitos tabus. Questiona-se:
– Por meio da TV o excesso ao apelo erótico, aliado a violência que a mesma vincula, pode levar a problemas futuros na sexualidade como indiferença ao estupro e a violência em geral, reforço da iniciação sexual precoce dos jovens que se encontram em fase de descoberta de seu próprio corpo, desse modo uma boa orientação por parte da escola e da família, é indispensável para que o adolescente não seja tomado por sentimento como insegurança e timidez, que influenciarão a sua vida futura.
1.2 QUESTÕES NORTEADORAS
Sobre os problemas que envolvem a Educação e orientação sexual na escola questiona-se:
Qual a importância da orientação sexual no ambiente escolar?
Como abordar o tema de forma que venha contribuir e sensibilizar os jovens dos riscos no ato sexual?
Qual a perspectiva dos alunos em relação ao tema orientação sexual?
Como está capacitação de professores para esse tema orientação sexual?
Como informar os pais a recebem orientação, e como trabalhar com seus filhos a orientação sexual?
1.3 JUSTIFICATIVA
Estudos mostram que cerca de 40% dos jovens tiveram a primeira relação sexual sem nunca ter falado sobre o tema com os pais. (REVISTA ISTO É Comportamento, 2009)
Diante desse contexto, acredita-se que sendo a sexualidade um componente imprescindível para a formação humana, principalmente no que concerne às identidades do individuo, sobretudo, as expressões positivas do desenvolvimento como contribuintes para o bem estar pessoal e social, focamos a escola como local propicio e adequado para o desenvolvimento de ações educativas, no que concerne a aplicação de projetos sistemáticos que abordem a presente temática de forma continuada, norteados por vários autores, pelos PCN’s e temas transversais.
Fazendo uma análise da temática, observou-se que a escola pode ter papel importante sobre o assunto, canalizando essa fase juvenil, para produzir conhecimento, respeito a si mesmo, ao outro e a coletividade. Trabalhando para promover a educação sexual, contribuindo para a prevenção de problemas graves como abuso sexual, a gravidez indesejada e a contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
Neste momento, deve-se lembrar de que a prática de educação e orientação sexual, é também de competência da família e de profissionais da saúde, sendo que este último, deverá promover a saúde visando facilitar a evolução de resultados positivos,
Compreende-se que a sexualidade humana é uma construção histórica, cultural e social, e que se transforma conforme mudam as relações sociais, entretanto [… em nossa sociedade, a sexualidade foi histórica e culturalmente limitada em suas possibilidades de vivencia, devido a tabus, mitos, preconceitos e relação de poder.] (REVISTA ISTO É Comportamento, 2009), o que fortalece que a sexualidade humana é parte integrante da responsabilidade de cada um.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Geral:
Através da orientação escolar, sensibilizar o jovem da importância da descoberta de sua sexualidade, não apenas como fonte de prazer e desejos, mas seus sentimentos, necessidades, afetos e como lidar com eles, bem como o respeito às diferenças.
1.4.2 Específicos
Investigar qual a importância da orientação sexual no ambiente escolar.
Pesquisar como abordar o tema, de forma que venha contribuir e sensibilizar os jovens dos riscos no ato sexual.
Identificar qual a perspectiva dos alunos em relação ao tema Orientação Sexual.
Questionar porque não há capacitação de professores para esse tema Orientação Sexual.
Pesquisar se os pais recebem orientação de como trabalhar seus filhos com relação a orientração sexual.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O tema terá o embasamento de autores voltados ao tema Orientação Sexual na escola, consultas à internet, temas transversais de artigos, PCN’s, revistas.
3 METODOLOGIA
3.1 Tipo de estudo:
O estudo será feito nos conceitos bibliográficos de autores voltados à temática e de abordagens qualitativas e quantitativas.
3.2 Local:
Escola Estadual de Ensino Fundamental “Dr. Ulysses Guimarães”
3.3 Sujeitos da pesquisa
Corpo técnico pedagógico, professores pais, alunos e comunidade.
3.4 Técnicas/ Instrumentos
Para a complementação da pesquisa, será aplicado um questionário aos estudantes, com questões objetivas e discursivas, bem como folders que conterão informações relevantes sobre a temática.
4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES | SEMESTRE | |
5º SEMESTRE | 6º SEMESTRE | |
Elaboração do projeto de pesquisa, orientações gerais sobre o TCC. | | |
Estudos preliminares da bibliografia e elaboração das Considerações Iniciais e Capítulo I. | | |
Aplicação do questionário e elaboração do Capítulo II. | | |
Elaboração da Proposta de Intervenção e Considerações Finais. | | |
Revisão Ortográfica | | |
Entrega da versão final | | |
Elaboração de slides | | |
Entrega e defesa do TCC | |
Autor: Eliana Alves ano 2011
REFERÊNCIAS
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