Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay é uma ordem secreta de caracter filosofico, iniciastico e filantropico, patrocinado pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino, com idade entre 12 a 21 anos. Ela foi fundada nos Estados Unidos em 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, e tem o apoio da Maçonaria desde 1921.

A Ordem é inspirada nas obras de Jacques DeMolay, 23° e ultimo Grão-Mestre da Ordem dos Templários. Ele foi morto em março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado algumas acusações que estavam sendo feitas a eles de diversos crimes como : heresia e infidelidade à Igreja Católica. Tais denuncias foram feitas pelo Rei da França Felipe IV e aceitas pelo papa Clemente V. Porém que o interesse do Rei Felipe não era apenas em prender um criminoso, ele estava mesmo era de olho nas posses da antiga Ordem dos Templários, pois se Jacques DeMolay fosse preso, todos os bens do acusado passaria para as mãos do Estado Francês.

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como fraternidade e companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados de grande importância pela Ordem e diferenciais na vida de um líder, também sendo determinantes em seu destino. A Ordem se baseia em “Sete virtudes Cardeais de um DeMolay” que são: amor filial, reverencia pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza, patriotismo.

Além disso pregam também a liberdade religiosa (representada pelo livro sagrado), civil (representada pela bandeira nacional), e intelectual (representada pelos livros escolares).

Podemos citar também a ética que é ensinada a um DeMolay dentro da Ordem, e segue as seguintes linhas:

• Um DeMolay serve a Deus;
  • Um DeMolay honra todas as mulheres;
  • Um DeMolay ama e honra seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay é cortês;
  • Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
  • Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
  • Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Uma coisa importante que devemos esclarecer é que apesar de todo apoio da Maçonaria para com os DeMolays, não significa e não garante que um jovem DeMolay irá se tornar um Maçom no futuro.

Apesar de ser uma Ordem recente, foi criada 1919 como já dito, os DeMolay vem colhendo bons frutos atualmente. Hoje no mundo há cerca de 205 milhões de membros, e só no Brasil esse numero chega a 200 mil, números que impressionam. Dentre os membros famoso podemos citar Bill Clinton, Neil Armstrong, Walt Disney e o jogador brasileiro de vólei Dante Amaral.

BAIXE O TRABALHO AQUI [17.23 KB]