- Anúncio -

Óptica Geométrica

A óptica geométrica é a parte da Física responsável pelo estudo do comportamento da luz.

O que é luz?

Desde que se conhece como ser racional, o homem se faz tal pergunta. Algo tão intrigante levou os antigos gregos a acreditarem que a luz era proveniente dos objetos, e que todos emitiam luz, tornando possível sua visualização.

A responsabilidade de primeiro estudar esse fenômeno foi de Isaac Newton. Ele analisou o comportamento da luz através dos feixes de raio de luz emitidos por um corpo luminoso.

- Anúncio -

Chegou então ao resultado de que o corpo luminoso era composto por partículas que ao saírem dele iluminavam o objeto, tornando possível vê-lo. Explicou com isso os fenômenos referentes à luminosidade: reflexão e refração.

Assim que Newton apresentou os resultados de seus experimentos, Christian Huygens também apresentou sua teoria, dizendo ser a luz um fenômeno ondulatório, o que não foi imediatamente aceito em razão do prestígio de Newton.

Posteriormente, a teoria de Huygens foi considerada definitiva, em razão da veracidade comprovada por Fizeau e Foucault.

No entanto, essa teoria caiu em 1887, depois que Hertz descobriu o efeito fotoelétrico, no qual observou que um corpo iluminado e carregado eletricamente, desprende cargas elétricas negativas, o que foi complementado mais tarde por Albert Einstein ao considerar a luz como um fenômeno de natureza corpuscular, mostrando a dualidade de comportamento da luz, teoria aceita atualmente.

Podemos, então, definir a Óptica Geométrica como a parte da física responsável pelo estudo do comportamento da luz.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Reflexão e Refração da luz num corpo
Reflexão e Refração da luz num corpo

- Anúncio -