- Anúncio -

 

A palavra tipologia possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o a, já as consoantes são: t p l g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aigolopit. Além disso, dita palavra se diz de tudo aquilo que está envolvido em caracteres tipográficos.

Significado de tipologia

A palavra tipologia é conhecida a partir de inúmeros conceitos, chamado de análise de tipologia e classificação dos tipos, sendo que se utiliza de classes, modelos ou exemplos de algo. A tipologia assim é utilizada em diferentes ciências com diferentes fins didáticos ou expositivos. Por tipo, é possível distinguir elementos e agrupá-los de acordo com suas características.

No âmbito da antropologia, por exemplo, utiliza-se referido termo para dividir o ser humano em tipos raciais, embora esta classificação perdesse força e efeito para o desenvolvimento de novas tendências. Já no âmbito da psicologia, tipo geralmente é usado a fim de classificar as pessoas de acordo com as características de seu comportamento ou com as particularidades de suas emoções. No entanto, no campo da medicina, num sentido mais amplo, o tipo seria utilizado para se referir à morfologia das pessoas.

- Anúncio -

No mesmo sentido há que se destacar também que referido termo é usado no âmbito da linguística, onde este classifica os idiomas de acordo com as suas semelhanças e diferenças gramaticais. A tipologia pode ser morfológica ou sintática, de acordo com a estrutura interna ou a organização dos constituintes. Porém, se a concentração está focada no âmbito dos museus, a tipologia aparece como instituições de um grupo de acordo com as características de suas coleções. Assim, pode-se diferenciar entre museus arqueológicos, museus de ciências naturais, museus de história, museus de arte, etc.

Na mesma linha de raciocínio, no campo da arqueologia, entretanto, a tipologia é aquela chamada de lítica que é desenvolvida para analisar, interpretar e classificar as ferramentas de pedra. Isto permite ligar os artefatos, estudando seus componentes, funções e outros recursos, bem como na sociologia, arquitetura e teologia que são outras ciências que fazem uso da tipologia para classificar elementos, sendo que é um método científico que estuda os vários utensílios e outros objetos (cerâmicas, peças de metal, indústrias líticas e ósseas, etc.) encontrados nas escavações, agrupamento e classificação, classificando-os de acordo com suas características quantitativas (medida) e qualitativas (morfologia, matérias-primas, técnicas de fabricação, etc.), com vista a seus tipos de modelo de distribuição definidas pelas classes.

Por fim, no contexto de artes gráficas, refere-se ao tipo de fonte. Portanto, o tipo refere-se ao tipo ou forma das letras de um texto. No campo da arquitetura, a tipologia é o estudo dos tipos elementares que podem formar uma regra que pertence à linguagem arquitetônica. É possível consultar o layout de uma planta de habitação, por exemplo, o número de quartos e banheiros que se possui etc.

Sinônimos de tipologia

São sinônimos de tipologia as seguintes palavras: tipografia

Antônimos de tipologia

São antônimos de tipologia as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

A tipologia no âmbito da biopatologia se diz dos estudos dos caracteres morfológicos advindos do homem.

No estudo da gráfica, os caracteres tipográficos são formas sistematizadas que se referem ao desenho de várias fontes.

No âmbito da psicologia, a tipologia é o estudo sistemático de alguns traços de caráter que estão associados a dados somáticos.

- Anúncio -