O que é resenha jonalistica

GÊNEROS JORNALÍSTICOS A NOTÍCIA

O capítulo trata de um gênero específico dentro da linguagem textual, o jornalismo. Analisando a função da atividade jornalística que está diretamente relacionado à sociologia do conhecimento vinculado com os mais diversos aspectos da atividade humana.
A participação da atividade jornalística na realidade social ocorre desde a determinação do que é notícia até sua compreensão pelo receptor. O jornalismo é baseado nos fatos decorrentes das ações no meio social, econômico, político e cultural, a notícia exige e depende desta participação. A vinculação da atividade jornalística com a realidade da vida cotidiana é recíproca. Ou seja, ao mesmo tempo em que protagoniza diversos acontecimentos no mundo real, o sujeito também é o receptor que passa a atribuir um novo significado aos acontecimentos através da mudança da visão de mundo que o noticiário lhe proporciona. Estes fatos noticiados pelos veículos de comunicação possibilitam a caracterização da notícia como uma construção social. A construção social da notícia é, influenciada pela vigência das circunstâncias objetivas e, sobretudo, das influências subjetivas do cotidiano de diversos membros da sociedade no processo de produção das informações.
Além de estarem evidentes nesse processo, por coexistirem na realidade social do jornalista responsável por tal produção, os aspectos objetivos e os aspectos subjetivos de umdado contexto constituem os fatos transformados em notícia e assim, destacam-se na participação do jornalismo na construção social da realidade.
Desde os tempos mais remotos conforme mencionado no capitulo do livro sobre a lenda de Teorus. Integradas à dinâmica do universo jornalístico, algumas objetivações, junto à subjetividade do jornalista, são perfeitamente vislumbradas em todas as faces desta profissão sendo retratado ate os dias atuais na atividade jornalística.
O jornalista tem como função primordial levar a informação, a quem não pode obter tal informação diretamente. Quando o profissional busca a noticia ele observa o mundo através da “janela jornalística”, ou sejam, o jornalista esta de certa forma condicionado a vislumbrar fatos que seja merecedores de reportagem conforme as características dos leitores visados pelo jornal.
A produção das informações contidas nos jornais, também abordam as novas descobertas técnicas e cientificas, tornam-se mais complexas objetivando atender as mais diferentes demandas de leitores. Porém, a base da atividade jornalística é sempre a mesma composta de uma produção discursiva baseada na subjetividade do jornalista.
Em regra os jornais contém na sua estrutura formal, seções que tratam sobre temas importantes, tais como: política, economia, fatos internacionais, policiais, classificados, esporte e cultura. Tal estrutura permite ao leitor ir diretamente aleitura do tema de seu interesse. Mesmo seguindo a mesma estrutura formal, os jornais podem ser diferenciados na forma com que apresentam suas principais noticias as manchetes, visando atingir um determinado tipo de leitor, ou seja, todo jornal é um empreendimento comercial que visa a satisfação de seus clientes os leitores, abrangendo também as informações desejadas pelos patrocinadores que pagam para a divulgação de sua marca ou produto.
Outro aspecto importante a ser destacado é que os jornais se julgam independentes, ou seja, dizem divulgar a noticia tal como ela é, mas sabemos que os jornais sempre acabam se filiando e apoiando certas ideologias, o que lhes afasta da verdadeira função do jornalismo trazer a informação tal como ela é, e não como querem que seja. O processo de globalização pode ser citado como fato gerador, que difunde a noticia conforme interessa a determinados impérios econômicos, por patrocinarem os jornais e meios de comunicação, desta forma acontece uma repetição em cadeia da noticia. Tais vínculos dos jornais com interesses de determinados grupos econômicos, deixa explicito que a imparcialidade e objetividade são fatores impossíveis nos meios de comunicação.
Há diferentes maneiras de se noticiar um determinado fato, conforme fora observado nos exemplos contidos no livro, sendo que cabe ao leitor avaliar se tal noticia é boa ou ruim.
O jornalista ao visualizar certo tema“janela jornalística”, poderá fazer virar noticia alguns fatos, e outros não. Motivo pelo qual um assunto é tratado com mais ênfase em um determinado jornal, enquanto o outro da um destaque menor ao fato. Ressalta-se ainda, o jornalismo direcionado as diferentes esferas sociais. Característica integrada a todas as dimensões do universo jornalístico, a notícia pode ser definida como o relato integral de um fato do mundo real. Composta, portanto, pela relação entre os seres humanos no meio em que estes estão inseridos, e, que, por sua vez, é marcado pela pluralidade das pessoas que o constitui.
Com base na necessidade do desenvolvimento da comunicação em todos os contextos reais, determinada pela diversidade humana, pressupõe-se que a notícia ocorre em um espaço de ação e discurso que busca uma aproximação com o leitor, na construção de um texto jornalístico, podem ser demonstrados os gêneros textuais.
A descrição é um dos gêneros textuais, que visa tornar pública a informação, já a análise visa gerar conhecimento, a opinião visa influênciar o público e contribui para o debate de idéias, acontecimentos e problemáticas, para se dar uma opinião pertinente é preciso sabedoria sobre o assunto. Se a descrição gera informação pura e se a análise produz conhecimento, a opinião é uma manifestação de saber.
Seja qual for o gênero textual do jornal, a necessidade de se manter informado retrata uma rotina inerente aoser humano. Buscamos sim, as mais diversificadas noticias e informações, por diversos meios, seja a leitura do jornal impresso, on-line ou ainda pelos jornais vinculados as mais diversas redes de televisão.
O jornalismo se tornou uma espécie de instituição legitimada pela sociedade, participando significativamente da formação da realidade da vida cotidiana de cada membro desse meio social. A relevância da atividade jornalística na construção social da realidade pode ser dada pela relação recíproca e permanente que a dinâmica da profissão determina com o indivíduo no contexto em que ele vive, tornando-se assim importante para o desenvolvimento e constituição da sociedade.

GÊNEROS JORNALÍSTICOS A NOTÍCIA

O capítulo trata de um gênero específico dentro da linguagem textual, o jornalismo. Analisando a função da atividade jornalística que está diretamente relacionado à sociologia do conhecimento vinculado com os mais diversos aspectos da atividade humana.
A participação da atividade jornalística na realidade social ocorre desde a determinação do que é notícia até sua compreensão pelo receptor. O jornalismo é baseado nos fatos decorrentes das ações no meio social, econômico, político e cultural, a notícia exige e depende desta participação. A vinculação da atividade jornalística com a realidade da vida cotidiana é recíproca. Ou seja, ao mesmo tempo em que protagoniza diversosacontecimentos no mundo real, o sujeito também é o receptor que passa a atribuir um novo significado aos acontecimentos através da mudança da visão de mundo que o noticiário lhe proporciona. Estes fatos noticiados pelos veículos de comunicação possibilitam a caracterização da notícia como uma construção social. A construção social da notícia é, influenciada pela vigência das circunstâncias objetivas e, sobretudo, das influências subjetivas do cotidiano de diversos membros da sociedade no processo de produção das informações.
Além de estarem evidentes nesse processo, por coexistirem na realidade social do jornalista responsável por tal produção, os aspectos objetivos e os aspectos subjetivos de um dado contexto constituem os fatos transformados em notícia e assim, destacam-se na participação do jornalismo na construção social da realidade.
Desde os tempos mais remotos conforme mencionado no capitulo do livro sobre a lenda de Teorus. Integradas à dinâmica do universo jornalístico, algumas objetivações, junto à subjetividade do jornalista, são perfeitamente vislumbradas em todas as faces desta profissão sendo retratado ate os dias atuais na atividade jornalística.
O jornalista tem como função primordial levar a informação, a quem não pode obter tal informação diretamente. Quando o profissional busca a noticia ele observa o mundo através da “janela jornalística”, ou sejam, o jornalista esta de certa formacondicionado a vislumbrar fatos que seja merecedores de reportagem conforme as características dos leitores visados pelo jornal.
A produção das informações contidas nos jornais, também abordam as novas descobertas técnicas e cientificas, tornam-se mais complexas objetivando atender as mais diferentes demandas de leitores. Porém, a base da atividade jornalística é sempre a mesma composta de uma produção discursiva baseada na subjetividade do jornalista.
Em regra os jornais contém na sua estrutura formal, seções que tratam sobre temas importantes, tais como: política, economia, fatos internacionais, policiais, classificados, esporte e cultura. Tal estrutura permite ao leitor ir diretamente a leitura do tema de seu interesse. Mesmo seguindo a mesma estrutura formal, os jornais podem ser diferenciados na forma com que apresentam suas principais noticias as manchetes, visando atingir um determinado tipo de leitor, ou seja, todo jornal é um empreendimento comercial que visa a satisfação de seus clientes os leitores, abrangendo também as informações desejadas pelos patrocinadores que pagam para a divulgação de sua marca ou produto.
Outro aspecto importante a ser destacado é que os jornais se julgam independentes, ou seja, dizem divulgar a noticia tal como ela é, mas sabemos que os jornais sempre acabam se filiando e apoiando certas ideologias, o que lhes afasta da verdadeira função do jornalismo trazer ainformação tal como ela é, e não como querem que seja. O processo de globalização pode ser citado como fato gerador, que difunde a noticia conforme interessa a determinados impérios econômicos, por patrocinarem os jornais e meios de comunicação, desta forma acontece uma repetição em cadeia da noticia. Tais vínculos dos jornais com interesses de determinados grupos econômicos, deixa explicito que a imparcialidade e objetividade são fatores impossíveis nos meios de comunicação.
Há diferentes maneiras de se noticiar um determinado fato, conforme fora observado nos exemplos contidos no livro, sendo que cabe ao leitor avaliar se tal noticia é boa ou ruim.
O jornalista ao visualizar certo tema “janela jornalística”, poderá fazer virar noticia alguns fatos, e outros não. Motivo pelo qual um assunto é tratado com mais ênfase em um determinado jornal, enquanto o outro da um destaque menor ao fato. Ressalta-se ainda, o jornalismo direcionado as diferentes esferas sociais. Característica integrada a todas as dimensões do universo jornalístico, a notícia pode ser definida como o relato integral de um fato do mundo real. Composta, portanto, pela relação entre os seres humanos no meio em que estes estão inseridos, e, que, por sua vez, é marcado pela pluralidade das pessoas que o constitui.
Com base na necessidade do desenvolvimento da comunicação em todos os contextos reais, determinada pela diversidade humana,pressupõe-se que a notícia ocorre em um espaço de ação e discurso que busca uma aproximação com o leitor, na construção de um texto jornalístico, podem ser demonstrados os gêneros textuais.
A descrição é um dos gêneros textuais, que visa tornar pública a informação, já a análise visa gerar conhecimento, a opinião visa influênciar o público e contribui para o debate de idéias, acontecimentos e problemáticas, para se dar uma opinião pertinente é preciso sabedoria sobre o assunto. Se a descrição gera informação pura e se a análise produz conhecimento, a opinião é uma manifestação de saber.
Seja qual for o gênero textual do jornal, a necessidade de se manter informado retrata uma rotina inerente ao ser humano. Buscamos sim, as mais diversificadas noticias e informações, por diversos meios, seja a leitura do jornal impresso, on-line ou ainda pelos jornais vinculados as mais diversas redes de televisão.
O jornalismo se tornou uma espécie de instituição legitimada pela sociedade, participando significativamente da formação da realidade da vida cotidiana de cada membro desse meio social. A relevância da atividade jornalística na construção social da realidade pode ser dada pela relação recíproca e permanente que a dinâmica da profissão determina com o indivíduo no contexto em que ele vive, tornando-se assim importante para o desenvolvimento e constituição da sociedade.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [16.24 KB]

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados