O que é o marketing mix

 

Produto, preço, distribuição e comunicação. Estas são as quatro variáveis que compõem o marketing mix.

marketing mix O que é o ‘marketing mix’?

Quando uma empresa está a preparar o seu plano de marketing há algo que é incontornável no processo: a aplicação da estratégia pré-definida às quatro variáveis que compõem o ‘marketing mix’ (produto, preço, distribuição e comunicação).

No fundo, o ‘marketing mix’ é o conjunto de fatores que são controlados pela empresa e que podem influenciar a resposta dos consumidores a um produto ou serviço, tal como explica o IPAMEI no seuguia sobre como preparar um plano de marketing.

Veja, com mais detalhe, aquilo que as empresas devem ter em conta quando analisam cada uma destas variáveis do ‘marketing mix’.

1. Produto:

Refere-se às características do produto ou do serviço que a empresa quer colocar no mercado. E neste ponto há uma série de detalhes que têm de ser definidos. Por exemplo: Qual o nome/marca do produto? Como será a embalagem do artigo?

2. Preço:

A definição do preço a que o produto irá ser colocado no mercado é também uma fase crítica para o seu sucesso. Embora o preço deva permitir à empresa maximizar o lucro, a verdade é que a definição do valor está dependente de vários fatores (como os preços praticados pela concorrência) e da estratégia da empresa. Leia neste artigo do Saldo Positivo alguns conselhos para determinar o preço correto de venda ao público do seu produto.

3. Distribuição:

Onde é que vai colocar os seus produtos à venda? Em lojas físicas ou em lojas de comércio eletrónico? Vai apostar na venda direta aos clientes? Ou prefere os canais indiretos? E qual é a área geográfica que quer cobrir? Estes são exemplos de algumas questões que têm de ser respondidas pela gestão para determinar como é que o seu produto/serviço vai chegar até ao consumidor.

4. Comunicação:

Neste ponto, os gestores vão definir a forma e os meios utilizados para darem a conhecer os seus produtos ao mercado. Isto pode ser feito através de campanhas publicitárias, ações de promoção em eventos ou campanhas nas redes sociais, entre outras iniciativas.  

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados