O que é Nutrição, afinal? Descubra tudo sobre este curso

Saiba tudo sobre a carreira e o curso de Nutrição, o mercado de trabalho e onde estudar!

Nutricionista

Nutrição é a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação.

É uma profissão que tem tudo a ver com vida saudável, qualidade de vida e consciência a respeito daquilo que a gente come. O nutricionista tem a importante missão de difundir hábitos como o consumo de alimentos mais naturais, menos industrializados, criando assim um impacto positivo na vida diária da população.

A carreira está em alta há algum tempo, com oportunidades pipocando em clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes, indústrias e redes de alimentos.

Com mais de 100 mil alunos matriculados, é um dos cursos mais populares – e concorridos – do País. Se você está pensando em entrar em Nutrição, veja como é o curso, o que se estuda, quanto custa e o mercado de trabalho que irá encontrar depois da formatura!

O curso de Nutrição

O curso de Nutrição tem quatro anos de duração e está disponível em 339 instituições de ensino pelo Brasil, das quais 276 (81%) são particulares e 63 (19%), públicas.

Quem quer fazer Nutrição precisa dedicar bastante tempo aos estudos. A grade é puxada e traz disciplinas das áreas de Saúde, Biologia e Humanas. Para quem gosta de colocar a mão na massa, há uma boa quantidade de aulas práticas em laboratórios e cozinhas industriais.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é uma graduação que forma cozinheiros e chefs de cozinha (para isso existe o curso de Gastronomia). O estudante de Nutrição tem, sim, muitas aulas de culinária. Só que a ideia aqui é analisar as propriedades dos alimentos e entender a melhor forma de prepará-los. Também tem uma parte importante que trata de receitas funcionais, aquelas que têm alto nível nutricional.

Existe curso de Nutrição a distância?

A imensa maioria da oferta é de cursos presenciais, mas já é possível encontrar algumas faculdades com graduação em Nutrição a distância.

Parece estranho imaginar que um curso tão prático como Nutrição possa ser feito a distância, mas é possível sim. A parte teórica é toda vista pela internet, com a ajuda de um ambiente virtual de aprendizagem que conta com o apoio de professores e tutores online. Já a parte prática é realizada normalmente em laboratórios ou cozinhas instaladas nos polos de apoio presencial que a instituição de ensino oferece nas cidades onde atua.

O diploma de um curso de Nutrição a distância tem a mesma validade do presencial, contanto, é claro, que a instituição seja reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Por enquanto, existem apenas cinco faculdades com essa opção:

• Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Centro Universitário Facvest (FACVEST)

A oferta do curso está condicionada à formação de turmas. Informe-se na instituição de seu interesse sobre a disponibilidade.

O que se estuda em Nutrição

O curso de Nutrição traz disciplinas divididas em quatro grandes áreas:

• Ciências Biológicas e da Saúde
  • Ciências da Alimentação e Nutrição
  • Ciências dos Alimentos
  • Ciências Sociais, Humanas e Econômicas

As matérias podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas basicamente são as seguintes:

• Anatomia
  • Nutrição e Saúde Desportiva
  • Nutrição e Saúde Pública
  • Tecnologia de Alimentos

O estágio supervisionado é uma etapa importante do curso, e obrigatório em todos eles.

Quanto custa estudar Nutrição

Grande parte das faculdades de Nutrição é particular. Nelas, o valor médio da mensalidade é de R$ 800, com variações que partem de R$ 600 e podem ultrapassar os R$ 2.000 em algumas instituições.

Os cursos a distância custam um pouco menos: média de R$ 680. Aqui a grande vantagem é que o estudante não precisa se deslocar todos os dias para a faculdade – o que torna esse tipo de graduação ainda mais econômica.

Mercado de trabalho para nutricionistas

Nutrição é uma área que vem ganhando interesse dos brasileiros rapidamente. A tendência, portanto, é que a concorrência aumente ainda mais nos próximos anos, quando mais de 100 mil novos profissionais devem entrar no mercado.

O local de trabalho mais comum dos nutricionistas ainda é em clínicas e consultórios especializados, fazendo acompanhamento individual ou em grupo de pessoas que precisam melhorar sua relação com a comida ou recuperar a saúde.

As indústrias também são outro campo bastante fértil. Lá, os nutricionistas elaboram cardápios, fazem análise e rotulagem de alimentos e acompanham a produção de comida em refeitórios.

Além dos consultórios e da indústria, encontramos nutricionistas nas seguintes áreas:

• Escolas
  • Clubes esportivos
  • Cruzeiros
  • Buffets de festas
  • Agências públicas de fiscalização
  • Pesquisa acadêmica
  • Pesquisa de novos produtos de mercado
  • Docência em cursos superiores
  • Escolas de culinária

No Brasil, a profissão de nutricionista é regulamenta por lei. Quem quiser seguir carreira nesta área tem que fazer o curso de graduação em Nutrição em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e, na sequência, obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do estado onde trabalha.

Faculdades que oferecem o curso de Nutrição

Quem pretende entrar numa faculdade de Nutrição precisa investir pesado nos estudos – especialmente se o objetivo for entrar em uma instituição pública.

Nesses locais, a concorrência é brutal. A média nacional, para você ter ideia, é de 30 candidatos por vaga! Isso porque a oferta na rede pública ainda é pequena: pouco menos de 4,9 mil vagas, contra mais de 50 mil nas particulares.