- Anúncio -

 

Muay Thai é o nome de uma arte marcial que se originou da Tailândia, onde é considerada esporte nacional e tem profundos significados para a história e a cultura popular. O Muay Thai, luta de contato total, caracteriza-se pelos combates em pé e pelo uso conciliado de punhos, cotovelos, canelas, pés e  joelhos.

O que é Muay Thai?

O significado de Muay Thai pode ser traduzido como “boxe tailandês” ou “luta tailandesa”.

O Muay Thai tem suas origens no processo que culminou com a conquista do território que hoje corresponde ao Estado nacional da Tailândia. Embora existam versões que atribuem diferentes significados às origens do Muay Thai luta, essa é a versão mais aceita por mestres dessa arte marcial e historiadores tailandeses.

- Anúncio -

O povo que deu origem aos tailandeses atuais têm sua origem geográfica na província de Yunnam, nas margens do rio Yangtzé, na China Central. Durante o século II a.C., os ancestrais da população tailandêsa migraram para o sul, buscando solos férteis e fugindo de pressões políticas no norte da China. Segundo o mito Khun Borom, os primeiros povos Thai se estabeleceram em Mueng Thaen, atual cidade de Dien Bien Phu. Paulatinamente, conquistaram reinos arcaicos do Sudeste Asiático, até a criação da atual Tailândia.

Durante a migração, para escapar de ataques constantes de inimigos, os tailandeses teriam desenvolvido uma técnica de defesa, uma luta sem a utilização de armas, o Muay Boran, o antecessor do hoje conhecido como Muay Thai. O Muay Thai antigo usava ataques com as palmas das mãos, imobilizações e golpes em que as pontas dos dedos eram utilizadas. Com o passar dos tempos, o Muay Thai foi se transformando, até adquirir seus significados atuais.

Como parte do patrimônio cultural da Tailândia, o Muay Thai tem significados fundamentais para a história do país, com vários personagens ilustres, incluindo reis, que se destacaram na prática e ensino dessa arte marcial. Um desses personagens foi o rei Nai Khanom Tom, que viveu no início do século XVIII.

O Muay Thai começou a ser difundido globalmente no século XX, graças à visibilidade conquistada por lutadores tailandeses, após venceram diversas vezes representantes de outras artes marciais.

Hoje o Muay Thai é praticado em diversos países, incluindo o Brasil, sendo regido pela Federação Mundial de Muay Thai (WMF) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC).

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.