O que é marketing e os tipos de marketing

 

Artigo com a definição de marketing e os diversos tipos, como direto, indireto, social, previsão ou antecipativo, de respostas, entre outros.

Home  Cidadania

Para entender melhor os tipos de marketing existentes, devemos compreender corretamente o conceito de marketing e os diversos tipos ou modalidade. As vezes o termo é confundido com propaganda ou publicidade, as vezes é confundido com vendas. Vamos entender melhor.

O que é marketing?

A palavra marketing deriva do inglês (market) que quer dizer mercado em português, ou seja, local de compra e venda.  No entanto, o conceito de Marketing vai muito além das palavras.

Podemos dizer que marketing é todo processo que tem como função, analisar, identificar e prever de antemão as necessidades de seu cliente, buscando satisfazê-lo da melhor forma possível. Assim a empresa lucra, pois quando o cliente pensar em determinado produto, imediatamente lhe vira a mente a imagem da marca e do produto que melhor atende suas necessidades. Ou seja, o marketing é benéfico tanto para o cliente quanto para a empresa.

Modalidades e tipos de marketing

Marketing Direto

A propaganda é a alma do negocio. O marketing direto busca atingir rapidamente o consumidor, para isso ele trabalha com ferramentas que possibilitam atrair o publico alvo, adquirir novos clientes e fidelizar os já existentes. Propagandas nos diversos meios de comunicação como jornais, rádios, TV e internet são exemplos de marketing direto.

Marketing indireto

Quando se coloca o produto, logotipo ou marca em uma novela, filme, ou jogo de futebol estamos fazendo marketing indireto. Nesta modalidade de marketing o consumidor não tem a possibilidade de ignorar diretamente o anuncio.

Marketing social

Modalidade de marketing onde a empresa patrocina eventos, projetos ou causas sociais apoiadas por uma grande parcela da população. As empresas tem procurado investir cada vez mais neste tipo de marketing que gera uma imagem muito positiva da empresa.

Marketing de resposta

Esta modalidade de marketing busca responder as demandas do consumidor por um determinado produto ou serviço. Isto é feito nos bastidores, nas linhas de montagens ou nas salas de projeto. O objetivo é criar algo que o produto ou o serviço em si seja um produto de marketing. Poderíamos chamar também de “marketing dos sonhos”, pois qual empresa não gostaria de ter um produto assim.

Marketing de previsão ou antecipativo

Busca prever e analisar necessidades futuras dos clientes. O que essa parcela da população vai desejar consumir no ano que vem? Esta é uma pergunta comum desta modalidade de marketing que pode ser arriscado, pois nem sempre as tendências do mercado atual corresponderão às realidades futuras.

Marketing de criação de necessidades

Uma das formas mais novas e agressivas de marketing, ela busca criar nas pessoas uma necessidade que até então elas nem imaginavam que pudesse existir.

Nesta modalidade não é o mercado quem dirige a empresa, mas sim a empresa quem de certa forma dirige a demanda do mercado. Como exemplo deste tipo de marketing podemos citar a criação do (Ipad) da empresa Apple, que gerou no mercado a nível mundial uma demanda por um produto que ate então não existia.

Marketing digital

Este tipo de marketing é a sensação do momento e pode ser aplicado a toda a estratégia intencional de promover um produto, serviço, marca ou empresa na internet, através de sites, blogs, redes sociais, sites de vídeos, email marketing e outros canais de comunicação online ou que usa a internet como plataforma.

Muito debatido, mas pouco compreendido por muitos, o marketing digital passa por um momento de euforia e saturação de algumas estratégias.

Marketing pessoal

Este é um tipo usado por indivíduos para promoverem a si mesmos ou a outra pessoa. Normalmente ele está relacionado a melhorar a imagem da pessoa, sua postura física, maneira de falar e se comunicar, locais onde ele deve aparecer mais, formas de exibição e outras estratégias que ajudam a promover a imagem de uma pessoa, seja um político, empresário, palestrante, consultor ou outro tipo de personalidade qualquer.

O marketing funciona?

Sim, desde que seja feito de maneira correta. Muita gente confunde marketing com poluição de comunicação, exibição e exposição de um produto, marca ou pessoa qualquer. Não é isso. Para uma campanha bem sucedida é preciso uma pesquisa para entender a real situação e um bom planejamento onde possa der definido a melhor estratégia de comunicação, bem como onde e quando atuar.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados