- Anúncio -

 

O que é homeopatia?

A origem da palavra Homeopatia é um bom começo para tentar entender como ela atua. O termo é originado do grego, composto por “Homoios” (semelhante) e “pathos” (doença ou sofrimento), que formam o significado mais amplo de Homeopatia: a cura pelo semelhante.

A ideia básica contida nessa premissa é que a substância que causa determinado sintoma ou doença em indivíduos saudáveis (muitas vezes a experimentação do remédio é feita em pessoas saudáveis) pode ser a mesma utilizada para curar pessoas doentes quando ministrada em pequenas doses.

Um dos diferenciais da Homeopatia remonta às bases da terapia holística, no sentido de que trata-se não somente a doença, mas também o paciente. Isso faz com que o tratamento homeopático seja mais longo, porque um homeopata não procura somente curar a gripe, mas descobrir o porquê daquela pessoa ter desenvolvido determinado tipo de gripe, tratando-a de acordo com os sintomas que esse paciente apresentar.

- Anúncio -

ORIGEM

A Homeopatia tem como base os documentos de Hipócrates (470-400 A.C), considerado o pai da Medicina. Mas somente no final do século XVIII, o médico alemão Samuel Hahnemann colocou esse conhecimento em prática através do método de experimentação.

Embora seja praticada no Brasil desde o Império, a Homeopatia só deixou de ser considerada uma terapia alternativa em 1980, quando passou a integrar as demais especialidades médicas, segundo o Conselho Federal de Medicina.

COMO FUNCIONA?

Primeiramente é feita a Anamnese do paciente, que consiste em fazer um levantamento detalhado para verificar todos os fatos que se relacionam com a doença e a pessoa doente. Logo após detectar o que pode ter contribuído para o quadro clínico do paciente, é feita a escolha do medicamento.

Na Homeopatia, considera-se que o medicamento é feito exclusivamente para aquele paciente.

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.