Você sabe o que é higiene e profilaxia?
Como definições podemos dizer que:
Higiene – Em um sentindo mais simples é limpeza, asseio. Agora em uma forma mais abrangente é um conjunto de conhecimentos (métodos e técnicas de desinfecção, de esterilização, etc…). Que, quando aplicados, previnem contra doenças, promovendo o bem-estar físico e mental. Prolongando assim, a vida e conservando a saúde.
A higiene (gr. hygieinós, pelo fr. hygiène) é então, uma prática de grande importância pelos benefícios proporcionados.
No âmbito hospitalar, ela é considerada como um conjunto de procedimentos que tem a finalidade de assegurar a proteção e bem-estar físico e psicológico dos pacientes, evitando enfermidades.
Profilaxia – Em um sentindo mais simples é a prevenção de doenças. Em uma forma mais complexa, podemos definir como a aplicação de métodos e técnicas, de forma individual e coletiva, com a intenção de manter e restaurar a saúde.
A sua prática é feita por todos, que através do uso do conhecimento promovem a saúde, evitam doenças ou incapacidades. E também, claro, prolongam a vida pessoal ou alheia.
A profilaxia tem como foco a prevenção de doença em nível populacional através de várias medidas. Que vão desde procedimentos mais simples, como o uso de medicamentos aos mais complexos.
Um exemplo
Um exemplo de profilaxia é a vacina, que faz o sistema imune reconhecer os elementos externos que podem atingi-lo. E assim, desencadeiam uma reação de defesa.
A profilaxia (gr. prophýlaxis = precaução) é então, diversas medidas de como lavar as mãos, usos de antibióticos e medicamentos.
O técnico em enfermagem deve preparar-se para ministrar tratamentos adequados e orientar a prevenção para evitar novas contaminações.