Ginástica artística é uma categoria esportiva que requer muita habilidade física, pois envolve grande desempenho de exercícios que exigem força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, controle, coordenação motora e acima de tudo, muita elegância na execução de cada movimento.

Apesar da ginástica artística também ser muito conhecida pelo brasileiro como ginástica olímpica, ela não é praticada somente com propósitos competitivos. Ela também é um tipo de ginástica bastante utilizada com fins principalmente terapêuticos, pois ajuda a desenvolver várias áreas do corpo e da coordenação motora.

ginástica artística evoluiu a partir dos exercícios praticados pelos gregos antigos, tanto que a palavra utilizada por eles para designar ginástica era gymnastiké, que segundo o Dicionário Aurélio significa “A arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade”.

O exercício físico sempre foi encarado pelos gregos como uma forma de valorização corporal, ideal de beleza e preparação para as grandes batalhas. Tanto que foi na Grécia que nasceram os primeiros jogos olímpicos, datados no ano de 776 a.C.

O alemão Friederich Ludwig Jahn foi o primeiro idealizador da ginástica moderna. Foi ele quem fundou em Berlim, no ano de 1811, o primeiro clube para a prática exclusiva de esportes. Friederich também foi o pioneiro na criação de regras e aparelhos para que os exercícios físicos fossem praticados.

Muitos outros países acabaram adotando as ideias de Frederich, dessa forma, em 1881, foi criada a Federação Europeia de Ginástica com o objetivo de promover várias atividades competitivas. Mas, em 1921, ela se tornou a Federação Internacional de Ginástica. Nesta época a associação passou de três para dezesseis países afiliados.

Porém, foi somente em 1903 que houve o primeiro Campeonato Mundial de ginástica artística. O mesmo ocorreu na Bélgica, mas nessa época somente homens podiam participar. As mulheres só puderam participar do Campeonato Mundial de Ginástica Artística trinta anos depois, já em 1934, em um Campeonato ocorrido na Hungria.

Ginástica artística x ginástica rítmica

ginástica artística atual é subdividida nas categorias masculina e feminina com competições individuais ou em equipe, sendo que os movimentos e aparelhos são diferenciados de acordo com o sexo do ginasta.

Os homens disputam as provas em seis aparelhoscomo solo, cavalo com alças, salto sobre a mesa, barra fixa, barras paralelas e argolas, enquanto as mulheres utilizam apenas quatro aparelhos. Dentre eles estão o solo, barras assimétricas, salto sobre mesa e trave.

ginástica rítmica é uma modalidade basicamente feminina, sendo praticada por homens somente no Japão. Ela envolve provas individuais ou em equipe, sendo que neste tipo de ginástica são utilizados cinco objetos como corda, fita, maça, arco e bola. A ginástica rítmica tornou-se conhecida pela Federação Internacional de Ginástica em 1961, mas só pode estrear nos campeonatos internacionais dois anos depois.

Essa modalidade é bastante apreciada durante as apresentações devida a grande influênciado balé clássico, da dança e dos movimentos ritmados e combinados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.