A Arquitetura é um tipo de manifestação artística muito antiga e que reúne construções e/ou edificações que apresentam um propósito ou finalidade. Segundo a definição do arquiteto brasileiro Lúcio Costa:

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.”

Observe que diferente de simples construções, a arquitetura como arte visual possui uma pretensão estética e criativa criada pelos arquitetos.

Saiba O que são Artes Visuais?

História da Arquitetura: Resumo

A história da arquitetura acompanhou o desenvolvimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar e adornar espaços sobretudo, os espaços urbanos.

Em outras palavras, a arquitetura é uma arte que surge da relação entre o homem e o espaço, de modo que organiza os ambientes.

O que é Arquitetura? Portal Túmulo do Período Neolítico

Na pré-história (desde o período neolítico), os homens começam a desenvolver técnicas de construções, o que faz surgir uma arquitetura rudimentar com pedras, madeiras e mais tarde, com os metais.

Assim, aos poucos a arquitetura vai adquirindo um lugar de destaque na construção das sociedades.

Desde a antiguidade diversos povos desenvolveram espaços arquitetônicos por meio da construção de templos, pórticos, tumbas, moradias, pontes, aquedutos, praças, dentre outros.

Das civilizações da antiguidade podemos destacar a arquitetura romana, grega, egípcia, etrusca, bizantina, persa.

Torna-se tarefa difícil apresentar a história da arquitetura mundial uma vez que depende da cultura que está inserida, donde cada uma apresenta suas peculiaridades segundo suas características histórico-sociais.

Arquitetura Grega e Romana

A arquitetura grega e romana, embora apresentem diferenças, ambas se destacaram pela grandiosidade e luxuosidade das construções bem como de seu caráter público.

A arquitetura grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C. enquanto a romana se desenvolveu por volta do século III a.C.

Note que a arquitetura romana é inspirada na grega e, portanto, apresentam muitas relações de proximidade. Sem dúvida, na arquitetura grega os templos representam maior destaque por exemplo, o Parthenon em Atenas.

O que é Arquitetura? Parthenon em Atenas, Grécia

Já na arquitetura romana, o arco, desconhecido pelos gregos, agregaram as mais importantes construções, por exemplo, o Coliseu em Roma. Além do arco, o uso da abóbada e da cúpula complementam a arquitetura romana.

Os materiais mais utilizados na realização de construções gregas era, pedras, mármore, madeira e calcário. Já os romanos, utilizavam outros materiais por exemplo, mármore, areia, madeira, gesso, calcário, pedra, tijolos, cimento e ladrilhos.

Saiba mais sobre a Arquitetura Romana.

Arquitetura Medieval e Renascentista

O que é Arquitetura? Catedral de Milão, Itália

A arquitetura medieval foi desenvolvida durante os séculos V e XV, donde os principais estilos foram o gótico, visigótico, paleocristã, moçárabe, mourisca, bizantino e românico. As principais construções realizadas foram igrejas, mosteiros e castelos.

Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a arquitetura renascentista destaca-se pelos estilos maneirista, barroco e neoclássico com a introdução de técnicas de perspectiva, proporções e planejamento. Da mesma forma que no período medieval, as principais construções arquitetônicas do Renascimento são as igrejas e mosteiros.

Saiba mais sobre a Arte Gótica e Arquitetura Barroca.

Arquitetura Moderna e Contemporânea

O que é Arquitetura? Arquitetura Contemporânea em Hong Kong, China

Com o desenvolvimento da sociedade e da tecnologia a arquitetura foi expandindo suas possibilidades, técnicas e materiais utilizados.

A arquitetura moderna (século XIX e XX) e contemporânea (século XXI) destacam-se pelo rompimento com padrões e o surgimento de inovações estéticas. Ambos períodos são caracterizados por construções gigantescas e muito altas, por exemplo, os arranha céus.

Muitos movimentos de vanguarda foram fundamentais para consolidar o novo conceito da arquitetura moderna, que muitas vezes, está associada ao design.

Dos movimentos da arquitetura moderna, podemos citar a Bauhaus, Arts & Crafts, International Style e a Art Nouveau. Nesse momento, a arquitetura apresenta maior preocupação com a funcionalidade e com as causas sociais, em detrimento da estética.

A arquitetura contemporânea ou pós-moderna propõe uma nova concepção baseada no ecletismo. Por esse motivo é considerada vanguardista e engloba as produções mais recentes. Alguns movimentos contemporâneos são: arquitetura desconstrutivista e arquitetura High-Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.