More

    O que é a Teoria de Piaget

     

    Antes de mais nada, é importante fazer um breve resumo da Teoria de Piaget para que você possa se situar e não fique perdido quando entrarmos em conceitos mais complexos.

    O pesquisador suíço sempre acreditou que o principal objetivo da inteligência é ajudar as pessoas em sua ambientação ao meio em que vivem.

    As formas de adaptação têm a ver com atitudes próprias do ser humano, como o surgimento de hábitos e reflexos.

    De acordo com os seus conceitos, o desenvolvimento cognitivo do homem tem a ver com o acompanhamento de respostas mais elaboradas ao ambiente.

    A partir daí, o ser humano começa a criar insights, ter sacadas para entender e se adaptar ao seu novo universo.

    Ou seja, com o passar do tempo, com o conhecimento adquirido e com a maturidade se instaurando, começam a surgir o que o autor chama de manifestações diferenciadas – aquelas que fogem do senso comum, que são próprias e únicas do indivíduo que as praticou.

    Usando como método de pesquisa a observação e também o raciocínio lógico, Piaget foi além e começou a estudar como o conhecimento se desenvolve, desde os sinais mais primitivos até os mais sofisticados.

    O autor defende que o crescimento intelectual acontece em partes que evoluem pela equilibração, como chama o autor.

    Na prática, trata-se da busca da criança pelo equilíbrio entre o que ela descobre em seu habitat e a sua própria capacidade cognitiva.

    Assim, as estruturas mentais, os esquemas e o modo do jovem pensar servem para que ele, desde pequeno, encare e se molde às dificuldades que aparecerem.

    Resumo feito, agora você já está pronto para dar o próximo passo e conhecer mais a fundo os conceitos principais que guiam a teoria do pesquisador suíço.

    Loader Loading...
    EAD Logo Taking too long?

    Reload Reload document
    | Open Open in new tab

    BAIXE O TRABALHO AQUI [14.75 KB]

    Latest articles

    Diego Maradona

    Função

    Custos – Contabilidade

    Trabalhos Relacionados