- Anúncio -

 

Na hidrosfera se encontra a água em seus mais diversos estados físicos e é ela que viabiliza a vida na Terra, diferenciando nosso planeta dos demais.

O que é a hidrosfera? Sabia onde fica toda água do planeta

A hidrosfera é a porcentagem de água contida na superfície terrestre. Essa água toda se encontra nos oceanos, rios, lagos, geleiras, vapores, inclusive nos lençóis subterrâneos.

Na hidrosfera, a água está em seus mais variados estados físicos, que são o líquido, o sólido e o vapor. Nela estão incluídos também o meio ambiente e até as formas de vida aquáticas, posto que a biosfera compõe a hidrosfera.

- Anúncio -

A área da Geografia que estuda as águas terrestres é chamada de Hidrografia. A diversidade de águas brasileiras é variada, considerada uma das mais valiosas da Terra.

Como teria surgido a hidrosfera terrestre?

Há ainda bastante controvérsia sobre o aparecimento de tanta água em estado líquido na Terra, se comparado aos outros planetas. Há diversas hipóteses a respeito da formação da hidrosfera na Terra, mas duas são mais aceitas.

Você sabia que toda a água do planeta Terra está na hidrosfera?

A mais popular das correntes científicas supõe que houve inúmeros choques de cometas e asteroides abundantes em gelo. Quando em contato com a superfície terrestre, na época bem mais quente que a atual, o gelo derreteu e se transformou em água.

Já a corrente contrária afirma que, na verdade, toda essa água sempre esteve por aqui mesmo, só que no subterrâneo. Na época em que bastante elevada era a temperatura do planeta, os vulcões teriam lançado gases e vapores de água. Esse material na atmosfera se precipitou em forma de chuvas, que inclusive contribuíram para diminuir a temperatura ambiente.

O valor da hidrosfera

A presença de água no estado líquido é o que torna possível a existência de vida no nosso planeta e o diferencia dos demais. Por essa razão, a Terra é apelidada de “planeta azul” do sistema solar, graças à fartura da água.

Só que há um problema nessa abundância toda, posto que o maior acúmulo de água é a salgada nos oceanos (aproximadamente 97%). Portanto somente 3% da água em estado líquido na Terra é potável, sendo esse um número baixíssimo.

Você sabia que toda a água do planeta Terra está na hidrosfera?

Embora o planeta azul “nade” em água, ela não é um recurso eternamente disponível, já que a dessalinização é bem cara. A solução, dessa forma, é o consumo racional da água, sem desperdícios desnecessários, para que ela jamais falte.

Também a poluição do solo e o emprego irresponsáveis em irrigação, por exemplo, contribuem para o seu desabastecimento. Grandes reservatórios de água para abastecimento público estão secando no mundo, na mesma proporção que as chuvas diminuem. É um problema ambiental sério que necessita ser enfrentado com urgência.

A sobrevivência está no ciclo das águas

A água é essencial para que a vida exista na Terra, mas sua continuidade depende do complexo ciclo das águas. Esse ciclo está interligado entre a litosfera e a atmosfera e não pode ser interrompido sob pena de todos perecerem.

Durante o seu ciclo, a água passa de um estado físico para outro e assim se renova continuamente. Se é líquida ela se faz presente nos continentes, nos oceanos e adjacentes e nos corpos dos seres vivos.

As nuvens são formadas na atmosfera em consequência da evaporação e da transpiração, em decorrência da temperatura. Os vapores d’água então se condensam e surgem as nuvens, assim como melhoram a umidade ambiente.

Você sabia que toda a água do planeta Terra está na hidrosfera?

O retorno da água ao estado líquido se dá quando a chuva ou a neve se precipitam e descem à crosta terrestre e aos oceanos. Se cai sobre o solo, penetra nas camadas mais profundas e enche os reservatórios subterrâneos.

Os ciclo das águas alimenta continuamente a hidrosfera e preserva a vida no planeta azul, posto que um está interligado ao outro. E somente a preservação ambiental manterá ativa essa atividade essencial e indisponível da continuidade das águas.

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.