O FILME: TEMPOS MODERNOS

A utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem é de fundamental importância para se obter aulas mais dinâmicas e interessantes.
Filmes relacionados ao conteúdo aplicado é uma metodologia eficaz, pois os alunos conseguem visualizar o conteúdo fazendo relação com o filme.
Para abordar o conteúdo referente aos modelos de produção Taylorismo e Fordismo, o filme Tempos Modernos, protagonizado por Carlitos – personagem clássico de Charles Chaplin, é ideal para ser trabalhado em conjunto com o material teórico.

Tempos Modernos é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.

Charles Chaplin, no Filme Tempos Modernos

O Taylorismo e o Fordismo são modelos de produção baseados na divisão do trabalho, ou seja, cada operário fica responsável por uma etapa do processo produtivo. A produção em massa deve ser realizada no menor tempo possível, a repetição de exercícios por parte do operário causa a alienação do mesmo.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Esse fato é retratado no filme onde Carlitos, figura principal, é um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafusos, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, Carlitos, mesmo fora da função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem.

Várias características do Taylorismo e do Fordismo são expressas no filme. A questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de produção são abordadas em forma de arte e com muita ironia por Charles Chaplin. O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.

Após uma aula expositiva sobre o Taylorismo e o Fordismo, o filme Tempos Modernos pode ser passado para os alunos. Em seguida um debate sobre os pontos em comum entre o conteúdo teórico e o filme deve ser realizado com o intuito de que os alunos exponham suas percepções.