O esporte como expressão cultural de um povo 

Pertence a cultura tudo aquilo que os homens e mulheres acrescentaram a natureza. Formaram-se, assim, distintos domínios culturais, como a linguagem falada e escrita. a comunicação e a expressão. O domínio da corporalidade ou a forma de ver, sentir e usar o corpo, é um desses domínios e envolve um conjunto de práticas como a dança, os jogos, as lutas, as brincadeiras, o teatro, as práticas circenses e também o esporte. O esporte, portanto, pode ser considerado um fenômeno cultural, pois vai além das necessidades imediatas da vida.

O corpo é o nosso primeiro e mais natural instrumento, assim toda gestualidade e técnica corporal, incluindo o esporte, carrega significados específicos que transmitem valores e expressões da cultura de cada sociedade e tem uma razão prática que é ao mesmo tempo, coletiva e individual.

O futebol foi importado da Inglaterra, como parte de exportação da cultura inglesa na época da supremacia mundial britânica, no século XIX a partir de 1930, no Brasil, o futebol assume um papel importante na construção de uma identidade nacional.

O futebol brasileiro, enfim, ficou mundialmente caracterizado pela sua elegância e se tornou um orgulho nacional.

Uma sucessão de atletas se destacou e levou fama no futebol, que consolidou a imagem de miscigenação do povo brasileiro e contribuiu para um processo de ruptura entre as fronteiras da cultura popular e aquela considerada mais elitizado. O futebol, inclusive, promoveu intensas relações entre a literatura, a imprensa e a música, criando assim um novo espaço de cultura popular na sociedade.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados