O Campo do Currículo no Brasil: Os Anos 90
Uva – Universidade Veiga de Almeida
2007
O objetivo do texto “O campo do currículo no Brasil” de Antônio Flávio Barbosa Moreira (2001), é entender pontos de vista de pesquisadores brasileiro, conhecidos nacionalmente, sobre os rumos da teoria/ensino de currículo, seus impasses, influências e possibilidades. A partir de entrevistas com estes pesquisadores, é que se permite perceber como são hoje abordados, os estudos de currículo em distintos espaços acadêmicos.
Antes de enveredar pelas narrativas dos pesquisadores brasileiros, o autor menciona o estudo realizado nos Estados Unidos por Barry Franklin (1999). Tal estudo assemelha-se ao realizado por ele aqui no Brasil. Após visitar cinco departamentos de universidades americanas, Franklin, verificou que a dispersão encontrada nas disciplinas de responsabilidades dos departamentos dificulta a reunião de pesquisadores e estudantes acerca do estudo de temas relevantes, impedindo, assim, o desenvolvimento de projetos mais densos e significativos.
Franklin acrescenta que falta aos departamentos a unidade e a coerência que caracterizaram o pensamento sobre currículo e interesse pela formação de professores. Existem professores dedicados à pesquisa e professores interessados no ensino. Essa divergência entre os departamentos, faz com que não exista um campo articulado e coerente de pesquisas e práticas. A seu ver isso ocorre devido à divergência entre os departamentos, a ausência de trabalhos que abordem objetivos educacionais, seleção, organização e…