- Anúncio -

 

O dia 31 de dezembro é especial e muito interessante. Além de ser o último dia do ano – cheio de expectativas pelo período que começa -, é quando se faz uma homenagem a São Silvestre ou São Silvestre 1º – santo católico que se tornou papa em 314 d.C.

Ele nasceu em Roma. Naquela época, os cristãos não tinham liberdade para professar sua religião publicamente. Com a ajuda de São Silvestre, o imperador Constantino decidiu conceder liberdade de culto para os cristãos, até que ele próprio tornou-se cristão.

- Continua abaixo -

São Silvestre ajudou também a criar as bases do pensamento e da doutrina da Igreja Católica. Enquanto ele era papa, foi realizado o famoso Concílio de Niceia – reunião em que os católicos reafirmaram a divindade de Jesus Cristo.

Foi também o papa Silvestre quem auxiliou na construção das primeiras basílicas, para que o povo cristão pudesse se reunir, como a Basílica de São Pedro, construída na colina do Vaticano.

- Anúncio -

São Silvestre 1º foi papa durante mais de vinte anos, até morrer no dia 31 de dezembro de 335 d.C. Também em um dia 31 de dezembro, o papa Silvestre 1º foi canonizado.

Corrida de São Silvestre

A famosa corrida internacional do dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo, recebeu o nome de São Silvestre em homenagem ao antigo papa.

A iniciativa deve-se ao jornalista Cásper Líbero, que idealizou o evento. A primeira prova de São Silvestre foi realizada em 1925, em São Paulo. Apenas 48 pessoas participaram. A corrida ficou tão famosa que, em 2004, mais de 15 mil pessoas se inscreveram.

Em 1928, Cásper Líbero fundou o jornal “A Gazeta Esportiva”, que até hoje é o patrocinador oficial do evento. Nas primeiras provas, os corredores atravessavam o ano correndo e chegavam na linha de chegada já no ano seguinte, pois a corrida era noturna e terminava poucos minutos depois da meia-noite do dia 31. Depois, a prova começou a obedecer à regulamentação da Federação Internacional de Atletismo, passando a começar às 15h (mulheres) e às 17h (homens). A distância também se tornou fixa, com 15 km.

Em 1953, a corrida passou a fazer parte do calendário internacional, tornando-se uma das provas mais importantes do mundo. Todo grande corredor de longa distância já participou da São Silvestre.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [14.58 KB]

- Anúncio -