Neoclássico

Aparecimento do Neoclássico
A arte Neoclássica surgiu em 1750. O Neoclássico surgiu do Iluminismo que defendia a razão a liberdade, o progresso e a felicidade. Aparecendo assim uma nova técnica, o estudo e a escolha do mais útil e belo da Natureza e nas obras dos Antigos (cânones). Houve uma defesa de simplicidade nas linhas, formas, core e temas reagindo também à superficialidade do Rococó, havendo um aprofundamento de ideias e sentimentos. O Neoclássico nasceu da resposta do Barroco e do Rococó. Contudo, não copia mas sim reinventa as formas da Grécia e de Roma Antiga. Utilizando de diferente os tijolos e a pilastras.

Arquitectura Neoclássica
Na arquitectura as fachas eram inspiradas na arte greco-romana porque os arquitectos são influenciados por uma cultura racional que é o iluminismo. Por outro lado há descobertas arqueológicas como Pompeia. Vão utilizar processos técnicos avançados como materiais nobres como o mármore. Tinham um sistema construtivo simples. As formas são regulares: geométricos e simétricos. Quanto aos volumes são corpóreos, maciços e bem definidos por paredes lisas.
Vão usar a abóbada de berça ou de aresta e no interior a planta é organizada segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade. Com os pórticos colunados, entablamentos direitos e frontões triangulares (tímpanos decorados). A decoração continha formas clássicas, pintura mural, decoração de carota estrutural.
Este edifício foi desenhado por Leo Von Klenze no ano 1816-30, na Alemanha. Identificasse na arte doneoclassicismo pois a fachada não apresenta decoração, é uma arte racional e proporcional. Tem três corpos simétricos sendo o central mais saliente. Colunas jónicas encimadas por um frontão cujo tímpano apresenta escultura ao estilo clássico. Nos vãos estão inseridos esculturas neoclássicas (tratamento dos panejamentos).

A pintura Neoclássica
Os temas da pintura do Neoclássico, eram temas mitológicos e alegóricos. Apresentavam uma composição simples, o desenho era rigoroso, linear e harmonioso. As formas eram racionais onde a austeridade, a simplicidade e o geometrismo foram as notas dominantes. Tratavam cuidadosamente o tratamento da luz e transmitiam uma mensagem de moralizante, como se tivéssemos de lutar pelos ideais colectivos. A paleta cromática era constituída por cores claras, luminosas com aperfeiçoamento técnico.
Esta pintura foi realizada pelo um pintor da revolução, Jacques-Louis David, de 1784. Retracta um teatro divido em três planos. São três filhos que vão dar a vida por Roma. A paleta cromática aqui presente não é variada. Os romanos usavam panejamentos vermelhos.
Pintura de 1800, representada como se fosse uma romana, caracterizando-a com a postura, o cabelo, panejamento, descalça. Apresenta pouca diversidade cromática, poucos elementos e racionalidade.
Amigo Marat do pintor foi morto numa banheira e morreu a escrever apunhalado. David para fazer dele um herói colocou-o dentro de uma banheira pois não é fácil defender-se apanhado de surpresa, matando-o pelas costas. Não foi uma morte fácil.Escritor da Revolução morreu com a arma que ele tinha (pena). A Paleta cromática não apresenta grandes variações, utilização da luz tentando mostrar o momento da morte de Marat. Ele não mostra emoção do que sofreu, esta sereno, figura como herói Marat escritor da revolução francesa. O quadro apela à razão.

Escultura Neoclássica
O Neoclassicismo é uma corrente filosófica e estética que vai influenciar a Europa e as Américas. Tal como a arquitectura, a escultura Neoclássica inspirou-se na tradição greco-romana. Vão adoptar princípios de ordem, clareza, austeridade, proporção e equilíbrio. Há uma reinterpretação da tradição greco-romana: esculturas que representam cenas mitológicas, deuses e figuras tanto masculinas como femininas (panejamentos). Os materiais utilizados são o mármore e o bronze (figuras equestres). Como principais escultores temos: Antonio Canova e Beitel Thorvaldsen.

O Neoclássico em Portugal
O Neoclassicismo é a reinterpretação da arte clássica, estando ligada ao Iluminismo. Era constituída por uma estrutura clara o que significa que não continham ornamentos nem elementos pois estes eram considerados desnecessários. A estrutura também era racional, formas geométricas simples e funcional, eficaz em relação à função a que se dedica.

As características principais são: Estrutura-colunas-entablamento-frontões, Realismo estrutural, clareza-formal e expressão purista (simples, pragmática e racional)
O recurso ao vocabulário/linguagem Neoclássico implica necessariamente unidade, harmonia,simétrico, sobriedade e austeridade.
O Neoclássico chega a Portugal por via de duas influências: Inglesa e Italiana.
No porto- Neopalladiana vem através da comunidade Inglesa que esta radicada e o comercio deles era o vinho do Porto.
Em Lisboa- Através de artistas (arquitectos Italianos) e também por bolseiros Portugueses. O Neoclássico entrou em Portugal com o edifício “Teatro de S. Carlos”.

Hospital de S.António, 1770, no Porto, devido à colonia Inglesa instalado nesta cidade, importou-se de Inglaterra o Neoclássico e então apresentamos este edifício para demonstra-lo. Vão, Aparelho isódomo, bastante simples, linhas puras, racionais, simétricas, utilização do granito.
Na base da fachada apresenta um isódomo, nos outros pisos apresenta um aparelho rusticado. O pórtico central esta ligeiramente avançado do resto da fachada que é composta por colunas de ordem dórica. Encimados por um frontão triangular. Simplicidade devido à falta de ornamentação própria do Neoclássico, constituído por vários andares que na sua constituição apresentam harmonia, simetria, proporção, clareza de formas ligada ao Iluminismo e racionalidade.
Joao José Aguiar-formação Romana
Foi aluno de António Canova e uma das suas melhores obras foi “Consideração” – interpretação da estatuária.
-Mármore
-Como 1 deusa
-Obedece a cânones
-Panejamentos
-Rosto Idealizado

Caso pratica 2
1 de Novembro de 1755 houve o terramoto de Lisboa, Tsunami, Incêndio. Como resultado houve milhares de mortes e feridos. Emergiu a figura de Sebastião José de Carvalhoe Melo (o Futuro marquês de Pombal)
1- Pragmatismo da sua acção e intervenção
Remover os cadáveres dos escombros para evitar a peste; Assegurar o abastecimento (agua e mantimentos) à população de Lisboa; Instalou Tendas de campanha (feridas, desalojados); Repor ordem publica (4 forcas e destaca tropas para Lisboa)
2- Promover a reconstrução de Lisboa
Engenheiro militar Manuel da Maia (1677-1768), encarregue de propor soluções mediatas para o desastre: Apresenta 5 propostas, primeiro reconstruir a cidade como antes, segundo construção da 1 nova cidade em Belém, terceiro modificação da Baixa Pombalina segundo novos planos (6 plantas).Engos militares –Eugenio dos Santos e Carlos Mordal- O racionalismo iluminista da organização do Espaço urbano. Traçado das ruas a “régua e esquadro”. Fiel ao mais estrito rigor geométrico, salubridade e segurança dos edifícios. Elevação da cota em relação ao rio aproveitando o entulho do Terramoto.

Ruas largas e dotadas de abastecimento de agua, alinhamento das fechadas, a “gaiola”-armação de madeira de vigas horizontais e verticais, com travamento em “X”, uni formalização de tipologias e racionalização construtiva.
Produção em serie de elementos construtivos, cantarias, janelas, sacadas, azulejos

A matriz parte de 1 predio-4pisos: aguas frustradas, piso reservado a lojas

As ruas são definidas de acordo com as profissões: ferreiros, caldeira, ouro, prata
1-Praça do Rossio-Popular
2-Praça do Comercio

Traje de Eugenio dos Santos é um autentico emblema do poder.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados