Moda no Século XIX

 

 

Belle Époque

Foi, sem dúvidas, uma era de de luxo  em que a moda e o consumo era pensado para grupo seleto e as disparidades sociais tornavam-se óbvias . No século XIX e início do século XX, a indústria da moda se expandiu a partir da produção de famosas marcas  francesas como: Jacques Doucet (1871), Rouff  (1884),Jeanne Paquin (1891), Soeurs Callot (1895),Paul Poiret (1903),Madeleine Vionnet (1912),Chanel (1925),Elsa Schiaparelli(1927) e Balenciaga (1937).

A moda da Belle Époque é fiel ao espírito do Art Nouveau, uma corrente artística que  é caracterizada por curvas e inspirado pela natureza do embelezamento.A silhueta era caracterizada por curvatura em “s” curva conquistada pelo uso de corpetes e espartilhos apertados que acentuavam os seios e quadris  que eram projetos para fora do corpo, e afinavam a cintura.Essa silhueta ainda era um resquício da forma ampulheta em voga durante o século XIX.

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Os vestidos eram feitos de tecidos suaves e leves, como musseline de seda e chiffon, as cores eram leves, geralmente bege e branco. Ainda era a norma fazer vestidos em duas partes: Corpete e Saia. Os decotes desapareceram das roupas diurnas dando lugar às golas altas de renda  que alta mas a noite usavam decotes quadrados e redondos que permitiam o uso de jóias.
A moda masculina permanecia estável.

 

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Período Vitoriano

Damas

Uma época de excessos e grandes volumes, é o período Vitoriano, que tem este nome em função da rainha Vitória, monarca da Inglaterra neste período. O ideal de beleza que passa a ser seguido é:

  • A crinolina, com anáguas, gerando vestidos extremamente volumosos;
  • O espartilho, evoluído do corset, agora mais ajustado à cintura, chegando inclusive a deformá-la;
  • As mangas extremamente justas e compridas, enfatizando os ombros caídos;
  • Cabelos cacheados;
  • Xales e chapéus grandes decorados eram os acessórios preferidos;
  • Maquiagem pálida com boca e olhos extremamente marcados.

A mulher vitoriana foi dada a condição de ser frágil, pura, tímida, inocente e sensível. Qualquer característica que fosse de encontro a isso era considerado vulgar. Por isso as roupas eram criadas para evidenciar esse perfil.

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A influencia da rainha Vitória foi marcante. Ela foi a referência durante todo seu reinado, até mesmo em seu período de luto, após a morte de seu esposo, o príncipe Albert.

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Cavalheiros

O vestuário masculino tornava-se cada vez mais sóbrio:

  • Traje de alfaiataria clássica (fraque, casaca, colete e calça);
  • Sapatos bicolores;
  • A cartola;
  • Barba grande e bigode ;
  • Bengala, guarda-chuva e lenço;

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Romantismo

Damas

A cintura era minuscula quase no lugar original (era um pouco mais alta), coberta por um corset pontudo. Os vestidos podiam ter cores claras ou vibrantes, serem lisos, terem estampas florais delicadas ou listras. Houve uma voga rápida de vestidos em xadrez escocês. Em 1825 a manga bufante, sustentada por barbatanas ou bolas de plumas, recebeu uma outra manga por cima, maior ainda, feita em gaze transparente. A saia era volumosa, decorada com babados e laços e armada com diversas anáguas, ia até o tornozelo e mostrava os pés.

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Cavalheiros

A silhueta masculina, assim como a feminina, visava ombros largos e cintura fina. A moda masculina dândi, exigia roupas justas, calças afinadas no tornozelo, de cor clara durante o dia e escura à noite, com fechamento frontal vertical.

Os tecidos eram lisos, com cores primárias, coletes curtos, quadrados, de fechamento duplo ou simples e extremamente apertados na cintura, casacos acolchoados nos ombros e no peito abotoados na cintura.

O dândi prezava pelo colarinho da camisa virado para cima com cravat ou grandes lenços.

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O Império

“Nenhuma pessoa, de qualquer sexo, poderá obrigar nenhum cidadão a vestir-se de uma maneira determinada, sob a pena, de ser considerada e tratada como suspeita e perseguida como perturbadora da ordem pública: cada um é livre para usar a roupa e adorno de seu sexo que deseje.”

Trecho do Decreto do Governo Revolucionário, 1793, França.

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O visual feminino poderia ser assim definido:

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  • Vestido de musseline, ou cambraia, muito fluidos(espécie de camisolas);
  • Cintura abaixo dos seios;
  • Penteados simples e naturais
  • Poderia também ser acrescentado o xale.

Já o masculino adquiriu as seguintes característica:

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  • Alfaiataria estilo inglesa (peças xadrez e casacas);
  • Calças de casimira;
  • Lenços volumosos no pescoço;
  • Também com penteados mais simples.

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