O assunto de hoje é sobre a divisão celular. Esse é um processo no qual as células de um organismo passam ao longo de toda a vida, desde a origem embrionária até os últimos segundos de sua vida. Existem dois tipos de divisão celular chamadas de mitose e meiose.
O que é mitose?
Esse tipo de divisão celular ocorre desde a formação do embrião até a morte do organismo. No momento em que estamos sendo gerados no útero materno, é necessário que aconteça a duplicação da célula a fim de formar o novo ser. Sendo assim, nunca mais paramos de realizar mitoses.
O processo acontece assim: uma célula origina duas com o mesmo número de cromossomos. Desse modo, acontece a regeneração dos tecidos multicelulares e a reprodução assexuada.
Como o processo da mitose é contínuo, dividimos ele em processos para melhor entendimento:
- Prófase;
- Metáfase;
- Anáfase;
- Telófase.
O que é meiose?
A meiose, por sua fez, é um processo de divisão celular formado por duas etapas. Na meiose, existe a formação de quatro células haploides de uma única célula diploide.
Na meiose, uma célula se origina de quatro com metade do número de cromossomos. Assim, ocorre a formação de gametas (reprodução sexuada).
O processo é dividido em:
- Prófase I;
- Metáfase I;
- Anáfase I;
- Telófase.
Diferenças entre mitose e meiose
Uma das maiores dúvidas sobre o assunto é em relação às diferenças entre mitose e meiose.
Os fenômenos possuem diversas semelhanças: formação do fundo mitótico, eliminação da carioteca e movimento dos cromossomos tanto para o meio quanto para os polos das células. Contudo, existem diferenças básicas que podem ser destacadas:
A mitose resulta de duas células geneticamente iguais, enquanto na meiose são células geneticamente diferentes; Além disso, na mitose não há redução do número de cromossomos, ao contrário da meiose; A mitose ocorre em células somáticas, já a meiose acontece em células germinativas.
Para entender melhor todo o processo da mitose e meiose, confira no Mapa Mental os detalhes mais importantes!