METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

1)      OBRA
LAKATOS,Eva Maria,MARCONI,Marina de Andrade, Metodologia do Trabalho Científico –Procedimentos básicos, Pesquisa Bibliográfica – Projeto e Relatório, Publicações e Trabalhos Científicos. 2ª edição –São Paulo: Atlas, 1986.

2)      CREDENCIAIS DA AUTORIA
EVA MARIA LAKATOS, é graduada em Jornalismo pela Faculdade de comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo, Doutora em Filosofia, Área de Metodologia Científica, e livre docente em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É autora de Sociologia geral e co-autora de Metodologia Científica e Técnicas de pesquisa.
MARINA DE ANDRADE MARCONI é graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Franca e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Pós-graduada pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Doutora em Ciências (Antropologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora do Instituto de História e Serviço Social de Franca. Entre seus livros publicados, destacam-se Garimpos e garimpeiros; Folclore do café; Brinquedos cantados e danças do Brasil e Artesanato de colchas da região de Franca – SP., É co-autora de Metodologia Científica e Técnicas de pesquisa, editados pela Atlas.

3)      CONCLUSÕES DA AUTORIA
Este texto se apresenta como uma introdução geral à metodologia do trabalho científico. Completa-se com outros, das mesmas autoras sobre Metodologiacientífica e Técnicas de Pesquisa. Seu propósito fundamental é evidenciar, com exemplos, a estrutura da comunicação científica, desde as atividades discentes até trabalhos de maior rigor metodológico. A pesquisa bibliográfica, primeiro passo na atividade científica, compreende procedimentos que acompanham o estudante em sua carreira universitária e profissional, como a redação de fichas, resumos, elaboração de seminários, análises de textos e atividades próprias do investigador, como apresentação de informes, comunicações científicas e monografias. Focaliza atividades complementares do mundo universitário: redação do CURRICULUM VITAE,preparação e apresentação de pesquisa, projetos e relatório final. Indica as formas corretas das referências bibliográficas e preocupa-se com os aspectos gráficos e materiais de redação de trabalhos científicos.
O conteúdo em síntese é o seguinte;
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: importância, natureza e tipos de leitura.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: conceitos, tipos e fases.  Redação de fichas: aspecto físico, composição, conteúdo e exemplos.  Disposição do fichário.  Resumo: finalidade, caráter, tipos e exemplos.
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: comunicação científica, aspectos, elaboração e apresentação: tipos, estrutura e exemplo.  Artigo: estrutura, conteúdo e tipos.  Características do informe científico.  Resenha crítica.
PROJETO E RELATÓRIO DE PESQUISA: partes da estrutura que compõem um projeto de pesquisa: apresentação, objetivo, justificativa, objeto, metodologia,embasamento teórico, cronograma e orçamento.
TRABALHOS CIENTÍFICOS: aspectos gráficos e materiais da redação.  Partes do trabalho.  Monografia: conceitos, características, objetivos, estrutura e esquema.  Dissertação: conceitos, tipos, esquema e avaliação metodológica do trabalho. Tese: objetivos e estrutura; construção de conceitos e de argumentos, tipos de argumentação e redação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: indicação bibliográfica no texto, incluindo normas de citações. Notas de rodapé: finalidade e disposição. Bibliografia final: componentes.

4)      DIGESTO
As autoras neste livro de técnica de pesquisa científica direcionam toda sua obra bibliográfica para educar, direcionar, marcar, orientar, e de certa forma montar um trabalho básico modelar para todos os pesquisadores em todas as áreas do conhecimento humano terem um guia para fazerem seus estudos. Quando digo pesquisadores, eu me refiro todos àqueles que buscam conhecimento em qualquer campo de estudo, nos mais variados níveis e variedades de profissões ou ocupações humanas.
Outro ponto que gostaria de ressaltar é a importância deste tipo de obra para a pesquisa, uma vez que há uma carência muito grande neste tipo de literatura, seja informativa, descritiva ou técnica em nosso país, e esta obra vem preencher esta lacuna neste campo do conhecimento.
Para finalizar minhas considerações, quero deixar aqui minha satisfação em poder mostrar minha posição quanto da importância desta obra para o desenvolvimento da ciência no básico, queé a pesquisa.

5)      METODOLOGIA DA AUTORIA
A Autoria utiliza para construir e desenvolver esta obra, um método de estruturação linguística descritiva, orientada de forma simples, porém de uma técnica muito apurada para transmitir seus conceitos objetivos aos leitores que buscam orientações para fazerem seus trabalhos de pesquisa, seja bibliográfico, de campo, laboratorial, técnico, histórico, etc. Complementando minha visão deste livro eu vejo que as autoras buscam orientar também no campo da nossa língua em regras de acordo com as normas técnicas de estruturação de textos (ABNT).

6)      QUADRO DE REFERÊNCIA DA AUTORIA
As autoras buscaram uma gama de pesquisa bibliográfica muito grande, dando assim uma autoridade impar para esta obra para a qual ela se destina (vide bibliografia no final do livro em questão).

7)      QUADRO DE REFERÊNCIA DO RESENHISTA
A resenhista estudou esta obra de forma crítica para construir este trabalho de pesquisa bibliográfica com vistas a cumprir três propósitos: formular esta resenha, aprender e apresentar esta pequena obra técnica.

8)      CRÍTICA DA RESENHISTA
Trata-se de uma obra de cuidadoso rigor metodológico, que explora e conclui sobre os assuntos que se propõe a estudar e ensinar, sem desvios ou distorções. Utiliza várias técnicas de coleta de dados, obtendo assim maior riqueza de informações. É uma obra original e valiosa porque como disse anteriormente preenche uma lacuna dentro deste tema que é organizar o estudo da pesquisacientífica. Em seu desenvolvimento apresenta um gradação de assuntos de forma bem orientada, Agradecimentos 15; A- Procedimentos didáticos, 17; literatura recomendada, 42; B-Pesquisa bibliográfica, 44; literatura recomendada, 79; C- Publicações científicas, 81, literatura recomendada, 98; D- Projeto e relatório de pesquisa, 99, literatura recomendada, 135; E- Trabalho científicos, 136, literatura recomendada, 173; F- Referências Recomendadas, 175, literatura recomendada, 191; Bibliografia, 192.

9)      INDICAÇÕES DO RESENHISTA
Esta obra apresenta especial interesse para estudantes e pesquisadores das mais variadas áreas das ciências nos campos tecnológicos, sociais, humanos, e etc. Pode ser utilizada tanto a nível de graduação como de pós-graduação, pois apresenta linguagem simples, sendo também útil como modelo, do ponto de vista técnico e metodológico.

10)  BIBLIOGRAFIA
Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos/ Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi – 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1986.

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